Semana Cidades Lixo Zero Porto Alegre 2022

Patrocinado pela Embaixada da Itália em Brasília, que se tornou a primeira Embaixada Lixo Zero no mundo, o livro Cidades Lixo Zero foi lançado no último mês de março de 2022, durante a primeira Semana Embaixada Verde.

Com coautoria de Rodrigo Sabatini e Tainá Wanderley, o livro Cidades Lixo Zero é o começo de uma reflexão provocativa. Nele é apresentado o Modelo Lixo Zero Brasileiro de gestão de resíduos sólidos urbanos, modelo que não se limita à gestão dos resíduos, mas propõe que a partir dela seja inaugurado um processo virtuoso de transformação da sociedade.

Após apresentar o Conceito Lixo Zero e as justificativas pelas quais as cidades devem adotá-lo, o texto se constrói a partir dos exemplos mundiais e brasileiros já existentes. Em seguida, na descrição do modelo em si, justifica-se cada ação, buscando evidenciar que o Modelo Lixo Zero Brasileiro fundamenta-se na justiça social e ambiental, respeitando e engajando todos os setores da sociedade, mostrando aos diversos atores que todos eles compõem o novo “ecossistema de recursos” proposto para substituir a indústria do lixo. O livro propõe que o Lixo Zero passe a ser um instrumento auxiliar dos líderes e tomadores de decisão, e que venha a facilitar grandes, efetivas, benéficas e frutíferas transformações nas comunidades e municípios brasileiros.

Sobre a Semana Cidades Lixo Zero em Porto Alegre

De 15 a 21 de agosto de 2022 serão realizados eventos de lançamento do livro “Cidades Lixo Zero” em Porto Alegre. Buscando alcançar o maior e mais diversificado público possível, esses eventos acontecerão em espaços diferentes da cidade.

Haverá um lançamento na PUC-RS no dia 16, para convidados e com o apoio do Consulado da Itália em Porto Alegre, e vários eventos abertos a todos que se interessarem, como um bate papo e roda de conversa no Impact Plus da TECNOPUC no dia 17, e ainda eventos na UFRGS e na Casa de Cultura Mario Quintana marcando o “Dia Lixo Zero” que é oficialmente no sábado dia 20.

Tainá Wanderley, coautora que estará presente em todos os eventos em Porto Alegre, explica: “Com o Lixo Zero estamos falando de inovação, de economia circular, de compostagem e ciclo do alimento, de ética e cidadania, de consumo consciente, moda sustentável e muito mais!”. Paula Moletta, da empresa gaúcha Ellta Ambiental, está desde 2019 no comando do Coletivo Lixo Zero de POA e é uma das responsáveis pela realização da semana de atividades. Engajada na construção de políticas públicas voltadas à correta gestão dos resíduos em Porto Alegre, ela, que também é empresária, afirma: “a Ellta Ambiental está concentrada em prestar consultoria para empresas e instituições que querem causar impacto positivo e gerenciar seus resíduos de forma sustentável, para aos poucos construirmos uma cidade cada vez melhor”.

Para saber mais basta se inscrever no link: