Atribuições e formação acadêmica dos Agrônomos são temas de Encontro de Coordenadores

Mesa de abertura do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

As atribuições profissionais e a formação acadêmica do Engenheiro Agrônomo no século XXI foram os principais temas do 6º Encontro de Coordenadores de Cursos de Agronomia no Rio Grande do Sul, realizado na Faculdade de Agronomia da UFRGS na sexta-feira (12). O evento ocorreu de forma híbrida e buscou o alinhamento entre o exercício profissional e o ensino da Agronomia.

Participaram da abertura do evento a presidente do Conselho gaúcho, Eng. Amb. Nanci Walter; o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Eng. Agr. Matheus Piatto; a conselheira federal em representação ao Confea, Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha; o vice-diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Eng. Agr. Paulo Vitor Dutra de Souza; e o diretor-geral da Mútua, Geólogo e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma.

O evento, que teve promoção do CREA-RS, com apoio do Confea, Mútua-RS e Sargs, contou com os Engenheiros Agrônomos Moacir Cardoso Elias, Márcio Schneider (analista da Ceagro) e Luiz Antônio Corrêa Lucchesi (Confea) como painelistas trazendo importantes contribuições às discussões. Representantes de cerca de 30 instituições participaram de forma híbrida.

CREA-RS

Engenheira Nanci Walter

A presidente, Eng. Ambiental Nanci Walter, parabenizou à Agronomia e a todos os Agrônomos e Agrônomas presentes pela presença sempre atuante no Sistema e fora dele. Afirmou como essencial a aproximação do CREA-RS com as instituições de ensino.

"Passamos por mudanças nos currículos e o Conselho tem que antever essas alterações para atuar de forma uníssona como os entes formados e o órgão fiscalizados e regulamentar das profissões. Precisamos de mais união, de mais encontros como este. Não há o que fazemos hoje que não tenha Engenharia, então, precisamos, antes de mais nada, estarmos dispostos. Precisamos conversar mais para os egressos se sentirem contemplados na sua profissão ao buscar o CREA-RS. Precisamos acolher mais esses profissionais e concede-lhes as atribuições devidas. Nosso desafio é melhorar a comunicação e fortalecer o papel de cada um, assinando de forma simbólica a intenção que vamos seguir esse diálogo”, salientou.

Mútua-RS

Geólogo e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma

O Geólogo Pablo Souto, diretor-feral da Mútua-RS, destacou o apoio constante da Mútua-RS aos eventos que debatem as profissões do Sistema. Também comentou sobre mandato como conselheiro federal pelo RS, onde pôde constatar a “atuação forte e histórica” que a Câmara Especializada de Agronomia gaúcha sempre teve, sendo reconhecida nacionalmente. “Agrademos, em nome da Mútua, o trabalho desenvolvido e reiteramos que somos orgulhosos dos serviços das Câmaras.”

Ceagro

Eng. Agr. Matheus Stapassoli Piato

O atual coordenador da Agronomia no CREA-RS, Eng. Agr. Matheus Stapassoli Piato, relatou a importância na aproximação do Conselho às instituições de ensino. “Nossa formação tem dupla base: a academia que forma e o CREA-RS que homologa e concede as atribuições aos novos profissionais, o que demonstra a necessária aproximação desses entes”, afirmou. Também agradeceu à Faculdade de Agronomia da UFRGS pela acolhida.

Confea

Eng. Agrônoma Andrea Brondani mda Rocha

Representando o Confea, a conselheira federal pelo RS Eng. Agrônoma Andrea Brondani da Rocha ressaltou a necessidade sempre presente de debates sobre as atribuições e o ensino das profissões do Sistema Confea/Crea. Também falou da importância do tema da Ética Profissional, e como ele se faz necessário constantemente no ensino, destacando sua experiência como membro da Comissão de Ética do Confea. “Este é um assunto que têm sido nefrálgico. Vemos que muitos profissionais são contratados pela qualificação e demitidos por problemas éticos. É cada vez mais importante, então, estreitar o elo entre o CREA, as instituições de ensino e, ainda, as entidades de classe”, apontou.

UFRGS

Eng. Agr. Paulo Vitor Dutra de Souza

“Esta casa está sempre aberta a vocês. É uma alegria ver ex-alunos aqui e podermos voltar aos eventos presenciais”, afirmou o vice-diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Eng. Agr. Paulo Vitor Dutra de Souza, que também parabenizou aos organizadores pela escolha do tema, dizendo ser fundamental. “Nos últimos 20, 25 anos nossos cursos de Agronomia passaram por três currículos. E são importantes essas atualizações, mediadas por discussões qualificadas, para formamos os profissionais que o mercado precisa”, ressaltou.

Saiba mais:

Histórico, perspectiva e legislação da educação na Agronomia