Notícia

Comissão temática debate crédito rural e responsabilidade técnica


Coordenada pelo conselheiro federal Daniel Galafassi, Comissão Temática de Assistência Técnica e Crédito Rural (CTATC) definiu suas linhas de ação . Créditos: Arquivo Confea

A Comissão Temática de Assistência Técnica e Crédito Rural (CTATC) realizou nestas segunda e terça (16 e 17/8) sua reunião de instalação, no Confea. Coordenada pelo conselheiro federal eng. agr. Daniel Galafassi e formada ainda pelo conselheiro federal eng. agr. Alan Michel Gomes Bonfim e pelos especialistas Kleber Santos (presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – Confaeab), Daniel Carrara (diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar) e José Henrique da Silva (coordenador-geral de Crédito Rural à Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa), a Comissão teve como convidado o engenheiro agrônomo Humberto Rodrigues Falcão (superintendente de fiscalização do Crea-MG), além da participação da economista Mariza de Almeida (assessora técnica da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil – CNA).

“A Comissão tem como objetivo analisar a legislação pertinente à área de Assistência Técnica em Crédito Rural, além de circulares do Banco Central, e ainda fazer a interação com as recomendações da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia – CCEAGRO sobre as diretrizes relacionadas ao tema”, descreve o coordenador. Ele aponta a preocupação em evidenciar a importância da assistência técnica por meio do estreitamento de relações institucionais com o Bacen e os agentes financeiros que operam o crédito rural e ainda com a CNA, o Mapa e a Organização das Cooperativas do Brasil – OCB.
 
Daniel Galafassi ressalta o fato de o crédito rural depender de um subsídio do governo federal. “Quem arca com isso é a sociedade. Então, nós precisamos ter uma boa aplicação desse recurso para ter maior retorno possível ao produtor rural, garantindo a sustentabilidade da questão agrícola com a assistência desse profissional legalmente habilitado junto ao produtor rural”, descreve o coordenador Daniel Galafassi, informando que o primeiro dia da reunião foi dedicado ao estabelecimento do plano de trabalho e agenda de reuniões, enquanto o segundo dia abordou algumas linhas de ação a serem tomadas.

A primeira reunião da Comissão Temática será realizada nos dias 22 e 23 de setembro. As subsequentes serão nos dias 10 e 11 de outubro, 3 e 4 de novembro e 5 e 6 de dezembro.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inscrições do Contecc estão abertas até 31 de julho

Imagem de exemplo

Nota Técnica sobre incêndio na Pousada Garoa

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: