Plenária do CREA-RS finaliza o Programa de Interiorização em Santana do Livramento

Sessão foi conduzida de maneira híbrida . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na Região da Campanha, dentro do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), a Plenária foi aberta com os conselheiros cantando à capela os hinos Nacional e Rio-Grandense. Representantes das Entidades de Classe e Instituições de Ensino debateram e deliberaram sobre os processos de profissionais e empresas e outras pautas. A ação busca aproximar o Conselho das instituições de ensino.

Coordenadores do CDER e Inspetorias presentes

A Sessão Plenária, segunda vez na história que ocorreu fora de Porto Alegre, finalizou o Programa de Interiorização que o CREA-RS promoveu em Santana do Livramento de 17 a 19 de agosto, com ações intensivas de fiscalização e reuniões de Câmaras Especializadas, do Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-RS, CDER-RS, Inspetorias, Zonal, palestras e visitas técnicas.

Aprovada a aquisição da nova sede da Inspetoria de Bagé

Liderada pela Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, a Plenária aprovou processos, relatório da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas, referente a maio de 2022, decisão da diretoria sobre a participação na Soea, a aquisição de imóvel para sediar a Inspetoria de Bagé. Também foi aprovado o relatório da Comissão de Renovação do Terço. Na proposta final para o exercício de 2023, a alteração ficou por conta da manutenção da vaga de conselheiro para a Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica.

Aprovado o formato híbrido das reuniões de comissões, Câmara e Plenária

O Plenário aprovou ainda, por ampla maioria, a continuidade do formato híbrido das reuniões de Comissões, Câmaras e Plenária. Formato que surgiu durante a pandemia, mas uma inovação que veio para ficar.

Apresentação do relatório da Comissão de Renovação do Terço

A mesa foi composta pela Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do Conselho gaúcho; Eng. Agr. Ivo Lessa, diretor do DRHS da SEMA - Departamento Recursos Hídricos; Eng. Civ. Lia Quintana, reitora da Urcamp e também conselheira do CREA-RS; Geólogo Pablo Souto Palma, diretor-geral da Mútua-RS; e o Eng. Agr. Gaspar Acácio Santana, coanfitrião e inspetor-chefe de Santana do Livramento. Participam presencialmente e virtualmente 90 conselheiros.

Dando as boas-vindas, a Eng. Civ. Lia Quintana, reitora da Uramp, falou em nome da instituição de ensino do orgulho de receber a delegação do CREA-RS e que desde o começo a Urcamp se disponibilizou a sediar a Plenária. “É muito importante esta aproximação do Conselho com a Academia. “Estamos interligados e precisamos trabalhar harmonicamente.