Notícia

Agentes fiscais do CREA-RS participam de visita técnica à Cooperativa Vinícola Aurora


Créditos: Arquivo CREA-RS

A fiscalização do CREA-RS visitou a Vinícola Aurora, a maior cooperativa de vinho do Brasil, dentro das programações do primeiro workshop para os Agentes de Fiscalização e Funcionários Administrativos das Inspetorias.

O objetivo é criar um projeto piloto de fiscalização em vinícolas que contam com trabalho de profissionais da engenharia desde a orientação na área agronômica até a parte industrial-mecânica e na engenharia de segurança do trabalho.

 "A aurora é uma referência nesta área, então queremos usá-la como exemplo de fiscalização nas demais cantinas que temos no RS, que são em torno de 700", destacou o gerente de Fiscalização do CREA-RS, Eng. Plásticos Luis Sidnei Machado.

A equipe foi recebida pelo presidente da cooperativa, Rene Tolledo, que contou um pouco de história da formação e do desenvolvimento da vinícola, e falou dos diversos processos entre o campo e a fabricação dos vinhos, espumantes e sucos que passam pelas mãos da engenharia. "Nós temos equipes nas áreas da Agronomia, da Enologia e das Engenharias de Segurança do Trabalho e da Mecânica, sempre seguindo as melhores práticas de atuação em busca de excelência e qualidade", ressaltou.

A presidente, Eng. Ambiental Nanci Walter, esteve presente, quando destacou ações da gestão aos funcionários e também relatou a Enologia, que começou também o registro de profissionais no CREA-RS, reunindo hoje já 23 enólogos registrados. "Estamos tentando que tenham representante no Plenário, pois precisamos diversificar nossa representatividade em busca de uma pluralidade maior."

O gerente agrícola, Eng. Agr. Maurício Bonafe, falou sobre o trabalho dos sete agrônomos da equipe, que atuam em campo, direto com os associados, e em pesquisas de melhoramento genético, rastreabilidade, tecnologias de aplicação, entre outras, em 60 variedades de uvas utilizadas na produção. "Somos em sete agrônomos que atuam diretamente na vinícola, cinco em campo, auxiliando os associados nas dúvidas fazendo assistência técnica para ajudar na produção e no esclarecimento de dúvidas pertinentes aos projetos de pesquisa e segurança no campo sempre com o intuito de melhorar a qualidade da produção e da uva que a gente recebe, obviamente para oferecer ao consumidor um produto de melhor qualidade."

Também falou aos agentes fiscais o Engenheiro Mecânico João Paulo Biondo, que explicou um pouco sobre os equipamentos utilizados na três unidades fabris e sobre o momento de transição tecnológica que passa a Aurora, quando chega aos seus 91 anos. "Toda a parte industrial sendo modernizada, principalmente nossas áreas de caldeira, onde os equipamentos mais antigos estão sendo substituídos por novos automatizados e sem uso de gás carbônico, o que permitirá emitirmos 500 toneladas a menos de CO². Também estamos eliminando o sistema de amônia na refrigeração, o que nos trará maior segurança", explicou.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho Ricardo Seibert também falou do seu trabalho, destacando a intensa preocupação da empresa com a saúde e segurança dos funcionários. "Temos unidades de CIPA nas nossas três unidades e todos passam pelo treinamento das NRs exigidas em nossa fábricas."

Confira com foi a visita.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: