Notícia

Ação conjunta de fiscalização reúne CREA-RS e CAU-RS no Acampamento Farroupilha


Créditos: Arquivo CREA-RS

No ano em que comemora 40 anos de história, o Acampamento Farroupilha retorna ao Parque Harmonia em Porto Alegre após dois anos de pandemia. Nesta edição, em especial, contará com mais de 70 atrações culturais gratuitas entre os dias 7 e 20 de setembro.

A cerimônia de abertura oficial será no dia 7 setembro, a partir das 18h, com a chegada da chama crioula. O evento é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa em parceria com a GAM3 Parks, concessionária responsável pela gestão do Parque Harmonia.

Com 230 piquetes instalados e o tema: Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de muitas terras, o Acampamento recebeu uma ação conjunta de fiscalização com o CREA-RS e o CAU-RS na manhã desta segunda (05). Ainda no local o Corpo de Bombeiros. Pelo CREA-RS, o fiscal Gustavo Fernandes e o supervisor Pedro Ost; Pelo CAU-RS; arquitetos e urbanistas Rodrigo Jaroseski e Clarissa Pierry.


Apesar da pesquisa anterior sobre as atividades do parque, as equipes  percorreram o Parque, verificando as atividades e serviços que necessitam de profissional habilitado e com registro no CREA-RS.

Receberam as ARTs devidas pela administração e, por meio de TRDP, solicitaram a responsabilidade técnica referentes à sonorização, iluminação e geradores elétricos. A empresa tem até 10 dias para o retorno.

O supervisor da fiscalização do CREA-RS Pedro Ost explicou a ação. “Verificamos a montagem da estrutura, o PPCI do evento temporário, projeto e execução das instalações elétricas e banheiros químicos, dentre outras atividades de engenharia constatadas”, salientou.

Agente fiscal Rodrigo Jaroseski ressaltou a ação conjunta de fiscalização com o CREA-RS. "É interessante porque fiscalizamos várias atividades que se sobrepõem ou são similares, que podem ser feitas por profissionais do CREA-RS e do CAU-RS. Desta forma, acabamos otimizando a solicitação da documentação", afirmou, salientando ainda que a verificação in loco é importante. 


Retomar a convivência com grupos de amigos de tradição é uma das expectativas do senhor Francisco Tavares, do Turismo de Galpão. “Sou o patrão do CTG tradicionalista e que trabalha com grupos de danças de crianças e adultos. Hoje estamos com 60 crianças no Acampamento”, ressaltou.

Também destacou que os visitantes são muito mais jovens agora. “Mas também é o ponto de encontro do nosso grupo de amigos, para jogar, comer um carreteiro, carne de panela, comida campeira variada, conversar. Pessoas que trabalham ao redor e que vêm para almoçar nos dias de piquete”, exclamou.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: