Notícia

21º EESEC reúne dirigentes de 72 entidades de classe em Caxias do Sul


O evento ocorre de 8 e 10 de setembro. Créditos: Arquivo CREA-RS

Importante braço do Sistema Confea/Crea, as entidades de classe atuam na valorização e qualificação dos profissionais dos Creas. No RS, são mais de 70 entidades registradas no Conselho, abrangendo todas a modalidades de profissionais e regiões do Estado.

Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS

Entre 8 e 10 de setembro, seus presidentes e representantes estão reunidos em Caxias do Sul no 21º Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC), debatendo temas como organização e sustentabilidade das entidades. O evento também promove a troca de experiências, com apresentação de cases de sucesso e vivências práticas de criação de projetos e prestação de contas, além de palestras com especialistas.

Em pauta, organização e sustentabilidade das entidades

Sediada no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a abertura ocorreu na tarde desta quinta-feira (08). O encontro é uma promoção do CREA-RS e do Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul (CDER-RS), em parceria com a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee), Associação de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul (Seaaq) e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (Aeane). A UCS e a Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais são apoiadores do evento.

Em sua manifestação a Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, reforçou a oportunidade que o evento oferece, que são os momentos de troca de experiências, assim como trazem informações preciosas e produtivas. "Temos que aproveitar as boas ações e multiplicá-las. Estão presentes representantes de entidades com mais de 40 anos e entidades mais jovens. O momento, portanto, é para melhorar o que não está bom e replicar o que temos de êxito", ressaltou.

 

• Presidente da SEAAQ, Eng. Op. Mec. de Máq. Constante Luiz Sbabo  • presidente da Aeane, Eng. Agr. Adriano Callegari  • coordenador-adjunto do CDER-RS, Eng. Civ. e Seg. Trab. Alex Gobbato  • presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter  • coordenador CDER-RS, Eng. Civ. Léo Azeredo  • Inspetor-chefe de Caxias do Sul, Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. Amarildo Galdino Tomaz  • 1º diretor-financeiro CREA-RS, Eng. Eletric. Fernando Luiz Carvalho da Silva

Para ela, o desafio das entidades é manter os associados, mas também buscar novas adesões dos recém-formados ou jovens profissionais, por exemplo. "As  entidades têm um papel fundamental nesta engrenagem, fazendo o Sistema girar", apontou.

Entidades anfitriãs

Engenheiro Agrônomo Adriano Callegari, presidente da Aeane
Falando em nome das entidades anfitriãs, o Engenheiro Agrônomo Adriano Callegari, presidente da Aeane, registrou a importância do evento para sanar dúvidas e trazer os anseios das entidades junto ao Sistema. “Espero usarmos este tempo junto para chegarmos à nossa carta final com ênfase no que nos importa, que é fortalecer e progredir com nossas entidades, demonstrando a união dos dirigentes das ECs. E depois passarmos aos nossos associados a importância de trabalharmos unidos pelas nossas profissões”, afirmou.

Presidente da Seaaq, Engenheiro Operacional Mecânico de Máquinas Constante Luiz Sbabo

Também presente à mesa, o presidente da Seaaq, Engenheiro Operacional Mecânico de Máquinas Constante Luiz Sbabo reforçou o objetivo de se buscar o máximo aproveitamento do encontro. “É uma oportunidade para questionarmos, buscarmos novas ações, por meio dos cases apresentados, assim como cobrarmos. Estamos aqui representando os nossos associados e temos que levar a eles tudo o que aprendermos”, destacou.

Mútua-RS

Diretor-geral da Mútua, Geól. e Eng. Seg. Trab. Pablo Palma

O diretor-geral da Mútua-RS, Geólogo e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma, falou sobre o orgulho de apresentar os números da Mútua-RS. "Chegamos neste ano perto de estouramos nosso orçamento de patrocínio às entidades de classe, que acreditamos ser fruto do entendimento de que somos um braço apoiador importantes das ECs”, relatou o diretor-geral da Mútua-RS, Geólogo e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma, em sua manifestação. De acordo com ele, os aportes vão chegar a 300 mil reais em dezenas de eventos no interior e na capital do Estado. “E esta é uma das nossas finalidades. Vamos aproveitar este evento para multiplicar os bons exemplos”, finalizou.

CDER-RS

Coordenador do CDER-RS, Eng. Civil Leo Azeredo

Agradecendo o tempo disponibilizado pelos presentes em participarem do encontro, o coordenador do CDER-RS, Eng. Civil Leo Azeredo, falou sobre união, representada no EESEC. “É o objetivo desta 21ª edição termos essa troca, utilizarmos as boas iniciativas – de convênios, ações, eventos, palestras – e multiplicarmos. Por meio dessa troca, para capacitar e valorizar cada vez mais as nossas entidades. Para mim, é uma honra e responsabilidade muito grande coordenar o CDER e estamos sempre tentando fazer o melhor possível para o bem de todos”, saudou.

UCS

Pró-Reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Prof. Neidi Pessei

Falando em nome da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Prof. Neidi Pessein, saldou a escolha da universidade pelo CREA-RS para sediar o evento. “Isto diz muito sobre nós, como universidade comunitária, e sobre as parcerias que buscamos através do tempo. Não temos fins lucrativos e buscamos sempre investir em ações que tragam inovação, entregando à nossa comunidade desenvolvimento. Esse evento nos brinda por fazermos parte disso”, afirmou, citando ser um dos 17 ODS realizar parcerias. “Se não nos movimentarmos em trabalhos conjuntos, nós não seremos uma sociedade melhor”, destacou.

Prefeitura de Caxias do Sul

Eng. Civil Margarete Bender, secretária de Planejamento da Prefeitura de Caxias do Sul

Conselheira do CREA-RS na década de 1980, a secretária de Planejamento da Prefeitura de Caxias do Sul, Eng. Civil Margarete Bender, trouxe as boas-vindas em nome da municipalidade. Abordou em sua fala a relevância que a cultura de hortifrutigranjeiros está ganhando em Caxias, maior produtor do Estado, e o papel de destaque dos profissionais do Sistema Confea/Crea para que isso fosse alcançado.

Relatou, ainda, de sua experiência como conselheira e como representante da Seaaq, que foi “decisiva” na formulação do primeiro Plano Diretor da cidade, em 1972. “É importante termos mecanismos que nos reportem à história para dizer que as ECs cumpram papel fundamental na sociedade, ao trazer desenvolvimento sempre atentas aos elementos contemporâneos.”

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: