Notícia

Comissões Permanentes da Câmara de Lajeado recebem Seplan e CREA-RS para debater projeto de inspeção predial


Créditos: Arquivo Câmara de Vereadores de Lajeado

As Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado realizaram reunião conjunta nesta segunda-feira (12/09), para discutir e emitir pareceres a proposições em tramitação. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão de Justiça, Redação e Decoro Parlamentar, vereador Alex Schmitt (PP), e contou com a presença dos seguintes convidados: secretário do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) de Lajeado, Giancarlo Bervian, que veio acompanhado do engenheiro civil Franki Bersch, o coordenador da Comissão de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Eduardo Kroth; o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) de Lajeado, Cassiano Black; e a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores, Celi Ulrich.

Inspeção Predial em Lajeado

O primeiro tema debatido foi o Projeto de Lei n° 099-02/2022, que dispõe sobre a realização de inspeção predial em edificações no município de Lajeado.

Segundo o projeto, as edificações localizadas na cidade serão objeto de vistorias técnicas periódicas registradas em laudos de inspeção que deverá ser elaborado por profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) ou pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS).

O secretário da Seplan, Giancarlo Bervian, ressaltou a importância do projeto para garantir a segurança da população, evitando acidentes. O engenheiro civil, Franki Bersch, destacou a importância da padronização dos laudos a serem seguidos pelo profissional contratado.

O coordenador da Comissão de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Eduardo Kroth, explicou que a lei visa auxiliar na verificação da vida útil da edificação. “Trata-se de um check-up elaborado por um engenheiro ou arquiteto para verificar as instalações e emitir um laudo técnico que posteriormente será encaminhado a prefeitura”, resumiu.

Ao final, o projeto recebeu parecer pela legalidade ficando apto a ser votado em plenário.

Abertura de Crédito para a Sema

O segundo tema debatido foi o Projeto de Lei nº 100-02/2022, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial para a SEMA, no valor de R$ 900, para custear despesas com a aquisição de flyers para a divulgação do projeto Melhores Amigos.

Trata-se de projeto desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses e Vetores com o objetivo de promover a castração de cães e gatos abandonados ou de famílias em vulnerabilidade social.

A Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores, Celi Ulrich, explicou que a verba para projeto Melhores Amigos num total de R$ 34 mil, veio do estado sendo uma exigência que parte do valor fosse utilizado para castração e outra parte na divulgação e conscientização da população. Ao final, o projeto recebeu parecer pela legalidade ficando apito a ser votado em plenário.

As comissões permanentes do Legislativo voltam a se reunir dia 19/09, às 9h, no Plenário da Câmara. Os trabalhos poderão ser acompanhados de maneira presencial ou através do FaceBook e canal do YouTube.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: