Notícia

Programa Ética Garantia de Direitos marca o avanço da Governança do CREA-RS


Créditos: Arquivo CREA-RS

Ética e garantia de direitos não são apenas um conjunto de princípios morais que devem nortear a organização da sociedade e consequentemente as pessoas. neste escopo estão o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação.

Assinatura do protocolo

Ser+ pelo ser humano, pela colaboração, pelo respeito, pela empatia, pela união, pela igualdade, pela diversidade. Foi neste tom que cerca de 250 pessoas, presencial e on-line, acompanharam na sede da Defensoria Pública do Estado do RS, local que garante os direitos das pessoas que mais precisam. o lançamento do  Programa “Ética e Garantia de Direitos” do CREA-RS, reforçando o seu sistema de governança e a adoção de práticas para coibir qualquer tipo de assédio e discriminação, com diretrizes do Ministério Público do trabalho, do ministério público federal e em parceria com diversos órgãos da administração pública estadual e federal.

Conselheiros, diretores, funcionários presentes

Ao abrir o evento, a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, falou do seu orgulho em tratar deste tema.

 

CONHEÇA O PROGRAMA SER+

"A implantação do Programa Ética e Garantia de Direitos é um desafio que se concretizará de forma mais rápida se o CREA-RS tiver parcerias estratégicas e que trabalhem em prol dos mesmos valores.

 

ASSISTA AO LANÇAMENTO

Iniciamos hoje duas importantes parcerias", destacou, antes de assinar os Protocolos de Intenções com a Defensoria Pública do Estado do RS, com a Escola Superior de Auditoria Pública e com o Sindicato de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul para a realização de atividades de formação, capacitação e qualificação de gestão pública.

Mais de 200 pessoas assistiram ao evento

Presidente do Sindicato de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Filipe Costa Leiria saudou o convênio e falou da importância do CREA-RS. "Nós que trabalhamos com auditoria dos recursos públicos, sabemos a importância do profissional da Engenharia, Nos processos licitatórios, os profissionais fazem toda a diferença. O trabalho de vocês reverberam em todo o setor público", apontou.

A integração das entidades foi saudada pelo professor dr. Sandro Trescastro Bergue, diretor-geral da Escola Superior de Auditoria Pública do RS (Esap). "Nenhum problema pode ser resolvido de forma isolada, por isto é fundamental convênios como este. Estamos assistindo uma integração em prol do interesse público. Queremos contribuir. Precisamos trabalhar esta temática para ação prática. E este é o caminho que devemos percorrer, o caminho é em conjunto", afirmou,

Diretoria presente

A excelência do setor da Engenharia também foi lembrada pelo Dr. Antônio Flávio de Oliveira, Defensor Público-Geral. "O Rio Grande do Sul é um exemplo para o Brasil em vários setores, um deles é na engenharia", saudou.

Para ele, a parceria do CREA-RS vai ao encontro do que é a missão da Defensoria Pública, que é defender os invisíveis. Estamos juntos nesta empatia e na defesa de direitos", complementou.

Em sua manifestação, a Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, agradeceu ao defensor público na parceria. "O CREA-RS precisa estar mais envolvido com todas as questões. Desde que assumi o CREA-RS enfrento os desafios. Sabia que seria difícil, mas não tão difícil como está sendo. Precisamos ter respeito com nossas atividades, sermos mais humanos, mais empáticos e com olhar mais afetuoso", defendeu, convidando os profissionais do Sistema Confea/Crea, o corpo funcional e a sociedade para juntos "perceverarmos pela ética e pela garantia de direitos. agora, mais do nunca, juntos somos todos CREA-RS".

Primeira-dama do Estado também estava presente


De acordo com ela, não temos mais tempo a perder. "Quem quiser trabalhar com dignidade e ética estamos no mesmo barco. Se a gente não faz assim, não superamos o dia a dia", defendeu.

Agradeceu a participação dos funcionários e enalteceu o trabalho de cada um. "Eu conheço cada um dos funcionários. O CREA virou uma família. E vamos trabalhar para que a empatia seja o nosso cartão de visita", destacou.

Deveres das empresas

Também presente, a primeira-dama do Estado, Sônia Vieira, apontou a importância do tema: Ética com garantia de direitos. "São os princípios da essência que nortea as relações humanas. Estamos em 2022 e ainda temos notícias de discrimanção, assédio. Não podemos mais aceitar nenhum tipo de humilhação, Os invisíveis precisam ser vistos", ressaltou, apontando, no entanto, que a fome é a maior das humilhações.

"Todos aqui estão com o mesmo interesse e dentro do centro da discussão que são as relações humanas, que devem estar vinculadas com a educação e com o respeito. Que bom que o CREA está dando espaço para temas tão fundamentais, principalmente nestes tempos. Mais respeito às instituições e com as pessoas", finalizou.

Palestra Assédio nas Relações de Trabalho

Dra. Maria de Fática Záchia Paludo

O evento continuou com a palestra da Dra. Maria de Fátima Záchia Paludo, ex-Defensora Pública-Geral do Estado do Rio Grande do Sul e atual conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ao iniciar, lembrou que as mulheres, ao galgarem algum cargo, já são bombardeada por todos os lados, até mesmo quando são eleitas pelo voto, "como é o caso da Eng. Nanci Walter, que foi eleita para presidente do CREA-RS".

Em sua palestra citou as várias formas de assédio, os direitos individuais e coletivos e que com a Constituição vieram as garantias de direitos fundamentais.

Também lembrou que as empresas são responsáveis pela boa relação das pessoas no trabalho. "Os gestores precisam se preocupar que o ambiente de trabalho seja sadio, se preocupar e não tolerar que os funcionários sejam assediados. As empresas não podem permitir o assédio sexual", afirmou citando alguns exemplos de como evitar que isto aconteça.

"É preciso criar canais claros de comunicação sobre denúncias de assédio, como este programa que a presidente Nanci está lançando, por exemplo", contou.




Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: