EESEC: Presidente destaca ações para fortalecimento das entidades

Presidente em sua apresentação no 21º EESC. Créditos: Arquivo CREA-RS

Através de um histórico das cartas finais dos Encontros Estaduais de Entidades de Classe desde 2017, a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter, apresentou as ações da atual gestão sobre as solicitações de cada um dos documentos que buscam melhorias às ECs.

Ressaltou que o objetivo é fortalecer as entidades de classe, citando a qualificação do edital de chamamento público, que resultou em 38 projetos aprovados, o lançamento do portal das entidades, a promoção dos Encontros com o CDER-RS, que promoveu palestras de diferentes temas aos dirigentes das ECs, entre outras ações.

"Temos assim a retomada do fortalecimento das nossas associações, tão importantes para o Sistema e para os nossos profissionais”, afirmou, apresentando também as previsões de orçamento para os próximos Chamamentos Públicos, chegando, em 2024 a 1,2 milhões destinados aos projetos das Entidades de Classe.
Em sua apresentação, também ressaltou a rubrica própria criada para o CDER-RS no orçamento anual do Conselho, solitação do EESEC de 2017, realizado em Torres. “Esta ação garante maior autonomia ao Colégio para suas reuniões e encontros”, destacou a presidente.

Por fim, mostrou os dados das ações de fiscalização e as dezenas de ações desta gestão e o recorde de ARTs. “Em 88 anos de história do CREA-RS, cada mês desde 2021 é um recorde. O número de registros de ARTs em 2022 está superando todos os meses de anos anteriores.”