Mesa-redonda: Como tornar o CDER parte das Entidades de Classe?

Representantes dos CDERs SC e PR presentes aos EESEC. Créditos: Arquivo CREA-RS

As ações principais ações dos CDERs de Santa Catarina e do Paraná para aproximar e fortalecer os Colégios das Entidades foram apresentadas pelos seus coordenadores, Eng. Sanit. Amb. Vinicius Ternero Ragghianti (CDER-SC) e Eng. Amb. Luiz Guilherme Grein Vieira (CDER-PR) aos dirigentes das entidades gaúchas. A mesa-redonda ocorreu de forma hibrida durante o 21º EESEC em Caxias do Sul.

CDER-SC
Cinquenta entidades divididas em oito microrregionais, assim está organizado o CDER catarinense, que através de sua política de patrocínio disponibilizou cerca de R$ 2 milhões para 116 projetos aprovados de 44 entidades de classe. “Este foi um aumento significativo. Começamos em 2020 com 300 mil para 6 projetos, e chegamos neste patamar apresentado”, destacou Ragghianti.

Ele também citou outras ações importantes do CDER no Estado, como o lançamento do Manual da Diretoria de Entidade de Classe e o incentivo ao uso das redes sociais gratuitas, com oferecimento de treinamentos em marketing digital, mapeamento das representações em órgãos municipais e aproximação dos estudantes, através do CREA Jr. “Abrir espaço para os estudantes cria possibilidade de novos quadros. Trazer o Crea Jr funciona muito bem para essa aproximação", destacou.

Por fim, falou do Crea Net para Entidades de Classe. “É um sucesso, assim fizemos renovação por aqui nessa gestão pois sabemos que as nossas profissões não sabem muito vender o seu peixe, assim as entidades têm que se fazer necessárias, com representatividade, valorização e qualificação para seus sócios, para que percebam que a entidade é relevante, com as políticas de patrocínios funcionando como alavancadoras”, apontou.

CDER-PR
Trazendo a experiência como coordenador do CDER do Paraná e do Colégio Nacional de Entidades Regionais (CDER-BR) o Eng. Amb. Luiz Guilherme Grein Vieira apresentou números de ambos. “Temos hoje 16 Creas com a instituição do Colégios de Entidades: no Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Bahia, Ceara, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo."

Já no Paraná 90 entidades compõe o Colégio, divido em oito regionais e congregando um total de cerca de 21 mil associados. Entre as ações destacou as representações em conselhos municipais, comitês de bacia, conselhos estaduais, as reuniões bimestrais do grupo, tendo em julho chegado a 82ª reunião. Também falou um pouco sobre o papel do DRI - Departamento de Relações Institucionais/Setor de Apoio às Entidades de Classe, dentro do CREA-PR.

Apresentou ainda uma campanha promovida pelo Conselho de valorização das entidades e do associatismo, contando com peças para redes socias e vídeos de divulgação. “Essa é uma maneira de valorização das EC. Usamos como slongan de toda campanha ‘Entidade de Classe Forte, Profissional Forte’, sempre reforçando a importância da associação na vida dos profissionais.”