Entidades Precursoras falam de suas experiências e de representatividade

O coordenador, eng. eletric. Lenaldo de Almeida, destaca a importância de o grupo estar coeso e trabalhar por sua representatividade. Créditos: Arquivo Confea

Representantes das Entidades Precursoras do Sistema Confea/Crea estiveram reunidos na tarde deste dia 4 de outubro, primeiro dia da 77ª Soea, em Goiânia-GO. Liderada pelo coordenador do grupo, o eng. eletric. Lenaldo Cândido de Almeida, do centenário Instituto Politécnico da Bahia (IPB), a reunião contou com apresentações dos participantes que estão no encontro pela primeira vez, além de relatos das atividades nos últimos meses, troca de experiências e o plano da pauta para os próximos dias de reunião.

Representantes das Entidades Precursoras do Sistema Confea/Crea se reúnem durante a 77ª Soea em Goiânia-GO

Atualmente 42 entidades são reconhecidas pelo Plenário do Confea como Precursoras do Sistema Profissional, ou seja, foram criadas antes mesmo dos conselhos. Entre elas estão sindicatos, sociedades, institutos e associações.

Para o coordenador Almeida, é importante que este grupo “esteja coeso para trabalhar em prol da representação nos Colégios de Entidades e para que se faça cumprir o regulamento aprovado na reunião que aconteceu no início deste ano, no 11º Encontro de Líderes”. Dos colegiados nacionais, atualmente há representação das Precursoras no Cden – Colégio de Entidades Nacionais.

Após a fala inicial do coordenador, foi feita uma breve apresentação pelos representantes das entidades que participam pela primeira vez deste encontro. Eles contaram a história da criação e a trajetória de crescimento, a condição de regularidade estatutária, número de associados, estabilidade financeira e principais atividades e programas realizados.

A eng. civ. Daniela Milanez Zarbato, presidente da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão (Area-TB), última Precursora reconhecida pelo Confea, destacou a importância “de a entidade participar de conselhos municipais, ser atuante na sociedade em seu entorno e trabalhar, assim, pela captação de novos associados. É o que temos feito nos últimos anos”.

O representante da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) falou das ações e produtos que desenvolveram, como a revista, e ainda compartilhou com os demais as dificuldades administrativas e financeiras durante os dois últimos anos, por conta da pandemia.

Na sequência, o coordenador Lenaldo apresentou as principais realizações do grupo após o Encontro de Líderes. “Com o regulamento aprovado, que estabelece as regras de convivência entre as entidades integrantes do grupo, calendário anual de reuniões, a escolha dos coordenadores nacional e regionais, precisamos nos fortalecer com o amadurecimento do grupo e deixar clara a contribuição que as Precursoras podem realizar no Sistema Profissional”, diz.

Ele destaca que por muito tempo as Precursoras ficaram de fora dos debates do Sistema Confea/Crea, mas que, desde 2016, com o reconhecimento de muitas entidades, houve uma aproximação, até a reunião realizada no Encontro de Líderes 2022, em que aconteceu “a aprovação do regulamento e um avanço pela visibilidade deste grupo no Sistema”, relata.

A troca de experiências entre as Entidades Precursoras marcou o encontro desta tarde

O eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, esteve na reunião e falou do apoio que o Colégio pode oferecer às Precursoras com relação à aprovação do Regulamento, um passo importante para a representatividade no Sistema.

Os coordenadores regionais comentaram sobre os fatos notáveis das Precursoras de sua região. Na Região Nordeste foi realizada a reunião do grupo e citados projetos que têm envolvimento destas entidades. Na Região Sudeste, o destaque foram as sugestões sobre como incentivar o aumento da participação dos profissionais, com ações como, por exemplo, disponibilizar cursos de qualificação de forma acessível. Da mesma forma, as demais deram um panorama de sua articulação local.

O eng. eletric. Nelson Gomez, presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, compartilhou a experiência de como a entidade conseguiu nos dois últimos anos mais de 700 novos sócios. “Oferecemos benefícios como convênio de saúde, convênios de descontos em diversos estabelecimentos e fazemos muitos eventos, especialmente de formação, o que atrai inclusive muitos acadêmicos”.

Como uma última sugestão do dia, foi proposto que, em todos os estados, haja uma representante das Precursoras no Programa Mulher ou no Comitê Mulheres.

Os representantes das Precursoras permanecem reunidos nos próximos dias para a troca de informações, planejamento dos próximos passos e cronograma anual.

Reportagem: Débora Pereira (Crea-PR)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação a 77ª Soea
Fotos: Débora Pereira (Crea-PR)