Notícia

Desafios e soluções para retomada do crescimento da indústria


Maurício Pazini aborda as estratégias para o crescimento da produtividade da indústria. Créditos: Arquivo Confea

“O futuro da indústria brasileira depende da retomada do crescimento da produtividade, o que requer educação, isto é, trabalho qualificado, e investimento, sobretudo, em inovação”. Essa foi a premissa do eng. aeron. Maurício Pazini, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da SAE-PR, no painel “Desenvolvimento industrial e tecnologia: viabilidade da capacidade competitiva da indústria brasileira”, nesta quarta-feira (5/10), na 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Goiânia (GO).

O tema foi discutido de forma dinâmica, tendo como moderador o conselheiro federal eng. mec. Lucas Carneiro e o palestrante Diego Piazza, doutor em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais.

Em relação à melhor estratégia para gerar a produtividade na indústria, Maurício Pazini afirmou que se deve reestudar todo o quadro industrial brasileiro para identificar as verdadeiras razões da desindustrialização do país. “Alguns estudos estão aparecendo, mas creio que apresentem visões parciais do cenário. Precisamos construir políticas industriais de longo prazo e que incorporem ações que vão desde a educação, com a formação de pessoas qualificadas para a indústria até a incorporação de inovações, que já existem, mas que não estão sendo visualizadas como oportunidades, a fim de criar mecanismos estruturais para mudar o nosso cenário”, afirmou.

Para enriquecer o debate sobre tecnologia e inovação, o painel apresentou aos presentes o material que está em franca expansão: o grafeno. O eng. minas, metal. e mat. Diego Piazza explicou sobre as especificidades do grafeno. “Derivado do grafite e disposto em uma folha hexagonal de átomos de carbono, o grafeno é um material extremamente resistente e cuja composição está presente em vários produtos como baterias, cosméticos, energia, biomateriais e, até mesmo, em tênis com placa de grafeno”, disse.

Maurício Pazini aborda as estratégias para o crescimento da produtividade da indústria

Sobre o mercado, ele afirmou que o grafeno abarca inúmeras áreas e que esse poderoso material proporciona benefícios para a sustentabilidade. “Quando nós reduzimos custo de produção, reduzimos a quantidade de material; além de ser um material que permite que todos os processos produtivos permaneçam iguais, ou seja, não altera os processos produtivos, bem como ele permite reciclagem e reciclabilidade do material”, concluiu, parabenizando o Confea por trazer essa importante temática para o maior evento da Engenharia, Agronomia e das Geociências.

Diego Piazza ressalta que a partir do grafeno se vislumbra uma nova era de materiais

 

Reportagem: Anna Jescika Araújo (Crea-PI)
Edição: Julianna Curado (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia/Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: