Mútua divulga facilidades da assinatura eletrônica nos CREAs

O  CREA-RS fez ampla divulgação aos profissionais que visitaram o estande institucional na SOEA sobre a plataforma de assinaturas eletrônicas da Mútua, Mútua Signer, que revolucionou os processos internos da instituição e facilitou o atendimento aos profissionais associados.

Nos últimos 6 meses, a ferramenta já conta com mais de 16 mil usuários e mais de 8 mil documentos assinados. Agora, em uma segunda etapa do projeto, a Caixa de Assistência leva a facilidade e todas as vantagens dessa tecnologia para os Conselhos Regionais.

Da mesma forma que na Mútua, os Creas podem utilizar o sistema e passar a assinar todos os documentos produzidos pelo órgão de forma eletrônica. Um procedimento simples, rápido, seguro e legal. Já estão utilizando ou em fase de implantação da ferramenta os Creas do Ceará, Tocantins, Amazonas, Minas Gerais, Piauí, Paraná e Bahia além de outros que demonstraram interesse e em tratativas para a utilização. A solução está aberta a todos que quiserem utilizar o Mútua Signer.

Vantagens

O sistema de assinaturas conta com uma série de vantagens: rapidez, segurança, validade jurídica, tem padrões bancários, ação sustentável devido à redução de impressões, uso de tecnologia blockchain (tecnologia de registro e segurança), além da possibilidade da assinatura dos documentos de qualquer lugar, a qualquer hora, até mesmo de celulares.

A lei Lei Federal nº 14.063/2020, garante a validade jurídica dos documentos com assinatura eletrônica e são plenamente válidos e eficazes, inclusive com reconhecimento pelos órgãos públicos e governos.

Múltiplos pontos de autenticação em todo o processo de assinatura são utilizados nesse sistema, como e-mail, CPF, IP, geolocalização, código de acesso, login e senha, assinatura na tela, entre outras formas de garantir a autenticidade da assinatura eletrônica.

Próximo passo: profissionais associados

A terceira etapa do projeto Signer deverá atender aos profissionais associados à Mútua, com a disponibilização do sistema para que os mutualistas possam utilizar a tecnologia das assinaturas eletrônicas em seus documentos, como contratos de trabalho, por exemplo.

Comunicação/Mútua