CREA-RS é solidário ao movimento dos Fiscais Federais Agropecuários

Fiscais Federais Agropecuários buscam apoio no CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Representando a categoria dos Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os Eng. Agrônomos Helena Rugeri, também tesoureira do
Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, José Otávio Rocha Oliveira, Mauro Cirne e Marshal Biscaino reuniram-se com o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani. Na pauta a reivindicação e protesto pela ocupação política de cargos técnicos no MAPA, em especial na Secretaria de Defesa Agropecuária, com a indicação do advogado Rodrigo Figueiredo, e também do executivo Flávio Turquino para o cargo de diretor do Depto de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Segundo a Eng. Helena, a Anffa reivindica ainda o cumprimento da portaria nº 376 do Mapa que trata da meritocracia, a realização imediata de concurso público e a criação da escola de formação profissional.
Em virtude da ocupação política dos cargos, aliado ao anúncio dos cortes de orçamento, a categoria dos Fiscais Federais Agropecuários, liderados pelo Sindicato, anunciaram a paralisação e protesto nos dias 29 e 30 de agosto em todo o país.
Após ouvir atentamente a situação dos profissionais no MAPA, o Eng. Capoani declara que o CREA-RS irá ser solidário ao movimento, por entender que o não preenchimento dos cargos por profissionais com conhecimento técnico contraria a legislação profissional. “A Lei 5.194/66 determina que cargos e funções técnicas devem ser ocupados por profissionais com a devida qualificação e com registro profissional” ratifica Eng. Capoani.