20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Neste domingo, dia 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra, instituído oficialmente pela Lei nº 12.519/2011 e que faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, entre Alagoas e Pernambuco, no nordeste do País.

Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho e foi um importante personagem de resistência à escravidão no Brasil.

É dia de celebrar a memória das lutas e dos resistentes, e buscarmos formas de enfrentar a discriminação, a intolerância e o racismo. Respeito e dignidade para todos!

Entrevista

Roberlaine Ribeiro Jorge é o primeiro negro a assumir a reitoria de uma universidade pública do Estado. Em 2020, ele assumiu a reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com sede em Bagé.

Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), ele foi, desde 2011, professor adjunto da instituição desde 2011. É mestre em Engenharia de Produção e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS.

Na contramão do racismo institucional, Roberlaine quebra paradigmas e mostra ao que veio: foco total no ensino cada vez mais voltado ao fomento da pesquisa e extensão e inovação. Ele conversou conosco sobre a importante data do 20 de novembro, quando celebramos e relembramos a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

Veja o depoimento!

Confere e curte a postagem no nosso insta  #creagaucho neste domingo!