Notícia

Nota de posicionamento Creasul


Créditos: Arquivo CREA-RS

Necessidade de profissionais habilitados em cargos técnicos do setor público


Os setores da Engenharia, Agronomia e Geociências impulsionam e viabilizam o desenvolvimento do país, proporcionando o crescimento da economia com sustentabilidade. Desta forma, é indispensável se tenha ocupação de cargos e funções públicas que exijam conhecimentos técnicos especializados por profissionais habilitados.

Os profissionais da área tecnológica representam segurança para toda a sociedade. A presença da engenharia frente aos cargos que envolvem atividades do setor é premissa indispensável para soluções aos problemas de infraestrutura em geral e mobilidade urbana, como saneamento, transporte, agricultura, geração de energia, entre outros. Quanto mais qualificados, capacitados e motivados estiverem esses profissionais, melhores serão as políticas públicas e, consequentemente, os serviços prestados à população.

Profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências em cargos públicos utilizam seu conhecimento e atribuições para reduzir custos e combater o desperdício dos recursos, elevam a qualidade dos serviços prestados, entre inúmeros outros benefícios. É preciso conhecimento para saber lidar com normas, instrumentos legais, ferramentas e peculiaridades para a condução eficiente e correta no setor público.

Os Creas do sul trabalham, conscientizam e lutam  para que governantes de seus estados melhorem a estruturação de seus quadros técnicos com profissionais habilitados do setor tecnológico. São estes profissionais que estarão ajudando a estabelecer políticas públicas, colaborando para a construção de soluções para os municípios, desde o planejamento e estudos de viabilidade, até a licitação, projetos, execução e fiscalização das obras e serviços.

Pontuamos também, que é de extrema relevância que se crie mecanismos legais que possam garantir a esses profissionais uma remuneração justa e condizente com suas responsabilidades, uma vez que as principais atividades técnicas desenvolvidas nos órgãos e empresas públicas estão sob a responsabilidade direta dos profissionais do sistema.

Os Creas do sul se colocam à disposição para prestar todos os esclarecimentos que se façam necessários em relação à importância da matéria tratada nesta nota.



Florianópolis, 25 de novembro de 2022

Eng. Ambiental Nanci Walter
Presidente Crea-RS

Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira
Presidente Crea-PR

Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier
Presidente Crea-SC

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: