Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) inicia na segunda-feira

Gramado já está pronta para receber os profissionais e estudantes que participam da 70ª SOEA e 8º CNP. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre as autoridades presentes à abertura do evento, na noite de segunda-feira, estará a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, representando a presidente Dilma Rousseff

Com aproximadamente três mil inscritos, inicia na segunda-feira (09/09), em Gramado, a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), seguida pelo 8º Congresso Nacional de Profissionais, com início na quarta-feira (11/09). Os eventos reunirão Engenheiros, Agrônomos, Meteorologistas, Geólogos, Geógrafos, Técnicos e Tecnólogos dos quatro cantos do País para debater temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico nacional e ao exercício das profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

A edição deste ano traz como tema “Legislação aperfeiçoada: valorização profissional e segurança à sociedade”. Na programação,14 palestras técnicas distribuídas nos quatro dias de evento, entre os temas abordados estão perícia agrária e ambiental, energia fotovoltaica, engenharia de custos, entre outros assuntos que contribuirão para o aperfeiçoamento profissional dos presentes ao evento.

Entre os palestrantes, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto tratará, na manhã da terça-feira, 10/9, sobre ética nas relações humanas, políticas e profissionais no contexto da palestra “Ética e Moral Sustentáveis”. Durante sua carreira, Britto presidiu o STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Veja a programação completa

As atividades se iniciam no próximo domingo (8), com a Missa em Ação de Graças na Igreja de São Pedro de Gramado, às 10h30 da manhã. O restante do dia estará reservado para o XII Encontro Estadual de Entidades de Classe – EESEC. Na segunda-feira (9), o Centro de Eventos Serra Park será palco das palestras do Eng. Ronaldo Custódio, diretor de Engenharia da Eletrosul, que falará sobre energia eólica, com base no livro ”Energia Eólica uma visão geral", de sua autoria, do ex-governador do Estado Germano Rigotto, que tratará sobre os desafios econômicos, e do deputado estadual Adão Villaverde com o tema “Nova Legislação da prevenção e combate de incêndio no Rio Grande do Sul”, entre outras que fazem parte da programação. Às 17 horas, será realizada a abertura oficial da 70ª Soea e a solenidade de entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea, que contará com a presença ministra-chefa da casa civil Gleisi Hoffmann.

No segundo dia de evento, além da palestra do ministro Ayres Britto, acontecerão também o 2º Fórum de Desenvolvimento Sustentável do GT Rio+20 e a Reunião do Fórum de Infraestrutura das Entidades de Engenharia do RS. No terceiro e último dia, serão promovidos o Fórum Jovem - Crea Júnior e o Fórum Nacional das Entidades Profissionais do Sistema. As atividades realizadas durante todo o período da 70ª Soea e 8º CNP poderão ser acompanhadas pelas matérias disponíveis nas páginas oficiais dos eventos, além da atualização constante das redes sociais do Confea.

A SOEA e o CNP serão realizados no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado, na serra gaúcha, entre os dias 09 e 14 de setembro. Em paralelo às atividades da 70ª SOEA e do 8º CNP acontece a ExpoSoea, uma feira institucional e de serviços da área tecnológica.