Conselho em Revista especial 10 anos

No mês que entra em seu ano 10, a publicação do CREA-RS chega com novo projeto gráfico, mais moderno e dinâmico, reafirmando ainda mais o seu compromisso: ser uma fonte de informação técnica e contribuir com o desenvolvimento das profissões do Sistema Confea/Crea. Além de mais páginas, esta edição ganha duas seções. Em Raio X da Fiscalização, você poderá acompanhar as principais ações deste setor que trabalha para garantir profissionais habilitados em obras e serviços. Em Legislação em Debate, vamos procurar mostrar projetos de leis que estejam em tramitação na Câmara e no Senado, e que apresentam potenciais riscos de interferências negativas nos marcos legais do Sistema Confea/Crea, além de Resoluções aprovadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Nesta edição, abordamos a Resolução 1.048, aprovada em agosto pelo Plenário do Confea e que consolida as áreas de atuação, as atribuições e as atividades profissionais relacionadas nas leis. Também dentro deste tema, ouvimos o ex-presidente do Confea, Eng. Civil Henrique Luduvice. Em sua Entrevista, ele ressaltou que as discussões no Congresso Nacional dos Profissionais, em Gramado, deverão refletir também os clamores que se ouve em avenidas, praças e logradouros públicos. Já na Capa apresentamos um assunto polêmico, gás de folhelho. Com potencial para alterar a geopolítica energética mundial, alçando países antes importadores de petróleo e gás natural à independência em geração de energia, como é o caso dos EUA, o seu uso causa polêmica, angariando defensores e críticos ferrenhos. Mas também mostramos iniciativas que prezam pela sustentabilidade, como estão nas páginas de Novidades Técnicas. Também convidamos os profissionais a participarem das eleições para os Cargos de Comissões das Inspetorias, entre os dias 25 e 26 de setembro. Homenageamos o Eng. Odir Francisco Dill Ruckhaber, que faleceu no dia 13 de agosto, quando contribuía para a produção destas páginas. A Memória é especial, porque mostramos a vida e a obra do Engenheiro Militar Luiz Carlos Prestes, que terá seu nome inscrito no Livro de Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua, durante as comemorações da 70ª Soea, em Gramado (RS), sendo representado por sua filha, Anita Leocádia Prestes. A indicação do homenageado foi feita conjuntamente pelos Creas de Pernambuco e do Rio de Janeiro.  Além de conhecer as boas práticas e ações nos artigos dos profissionais no espaço das Câmaras Especializadas, programe-se para participar de cursos e eventos de suas áreas. Boa leitura! A versão on-line já está no site.