CREAJr RS tem regulamento aprovado em Sessão Plenária

Estudante de Engenharia Agrícola Matheus Bueno da Universidade Federal de Pelotas, é representante universitário do programa Crea Jr . Créditos: Arquivo CREA-RS

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (19) a Sessão Plenária de nº 1.837, que ocorreu de forma presencial no auditório do CREMERS (Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul) e foi acompanhada nesta modalidade e também de forma online pelos Conselheiros eleitos para o exercício de 2023/2025.

Durante Sessão Plenária de nº 1.837, ocorrida nesta quinta (18), no formato híbrido, foi apresentado aos Conselheiros a proposta de linhas de atuação do programa PRODESU, um recurso de desenvolvimento financeiro do Sistema Confea/Crea, que destina recursos financeiros para investimentos no desenvolvimento e aperfeiçoamento da atividade finalística, a fiscalização, e, no caso deste regional, para a restruturação física das inspetorias como aquisição, ampliação, reforma e locação de espaços.

Também ocorreu a eleição para membros da Comissão Eleitoral para as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, que ocorrem este ano, ficando com a seguinte composição dos titulares o Eng. Quím. Marino José Greco – também eleito como coordenador da Comissão-, o Eng. Seg. Trab. Nelson Burili, o Eng. Eletric. e Seg. Trab. Fernando Carvalho, o Eng. Civ. Claudio Otani e o Eng. Civ. Donário Braga. Também foram eleitos como suplentes o Eng. Eletric. Vinicius Curcio, a Eng. Civ. Lia Quintana, o Eng. Eletr. Edgar Bortolini, o Eng. Mec. Carlos Silveira e o Eng. Agr. Rogério Peracchia.

Esta plenária também marca a aprovação do Regulamento Interno do Programa CREAJr. Este programa foi instituído de forma nacional no ano de 2000 e implantado no CREA gaúcho em 2021. O Crea Jr traz o olhar das universidades ao Conselho para que esse contato seja feito de forma mais efetiva e a relação com os futuros profissionais seja estabelecida ainda na graduação aumentando a abrangência do conhecimento acerca do trabalho realizado pela entidade.

O estudante de Engenharia Agrícola Matheus Bueno da Universidade Federal de Pelotas, como representante universitário do programa Crea Jr manifestou-se em favor da constituição no Conselho Gaúcho reforçando também as falas anteriores da presidência e Conselho a favor da integração entre graduandos e Sistema.

Superintendente Denise Russo apresentou o Regimento Interno do Programa aos conselheiros

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, ressaltou a importância do programa para aproximar os estudantes de engenharia do estado para o Conselho e incentivar a integração dos futuros profissionais ao sistema durante a graduação e incentivos na formação dos futuros profissionais visando ainda a diminuição da evasão destes cursos na universidade como um dos objetivos do programa.

Durante esta Sessão, ainda, foi aprovada a indicação Inscrição ao Livro do Mérito do Engenheiro Agrônomo Derblay Galvão e para Menção Honrosa a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM.