Notícia

Ex-conselheiro do CREA-RS assume o Comando-Geral do CBMRS


O coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues é o novo comandante-geral do CBMRS. Créditos: Secom

Para marcar os 128 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), a Corporação realizou um evento na noite de terça-feira (28/2) no Comando-Geral da instituição, localizado no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre.

A data oficial do aniversário é 1º de março. A solenidade também foi marcada pela posse do coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues como novo comandante-geral do CBMRS. O coronel tem formação em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho e já foi conselheiro suplente do CREA-RS quando a Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho foi instalada, representante da Ares, 2013/2015. O assessor da Presidência Eng. Civ. Nelson Moussalle representou o CREA-RS na cerimônia.

O governador destacou a importância da corporação para o Estado e saudou o novo comando. E confessou ter se emocionado com a exibição de um vídeo instrucional que contou a história da corporação.

"Quem escolhe o serviço público deve procurar uma missão para a vida. Para muitos servidores, é preciso reforçar isso. Para um bombeiro, isso não é preciso. Ele sabe de sua missão, que é de oferecer a própria vida quando todos são obrigados a recuar", disse.

Para o secretário Caron, a centenária trajetória dos bombeiros, marcada pelo exemplo na prestação de serviço, seguirá sendo enaltecida e reconhecida como referência para todo o país. “O coronel Estêvam conta com uma carreira exemplar focada na inovação e na prevenção de incêndios e acidentes. Estamos trabalhando pelo fortalecimento da corporação com enfoque em investimentos tecnológicos para melhorarmos cada vez mais o atendimento à população gaúcha”, destacou Caron.

Durante pronunciamento, o novo comandante-geral do CBMRS agradeceu os antecessores pela dedicação e expressou deferência a todo efetivo. “Agradeço o legado deixado pelos comandantes que me antecederam e sei da responsabilidade em mantê-lo. Nosso foco será a inovação e o desenvolvimento da corporação para garantir melhores equipamentos, estrutura, contínua qualificação e atualização do efetivo, protegendo a sociedade e quem a protege”, disse o coronel.

Legado centenário

O Corpo de Bombeiros Militar no Estado comemora, neste 1º de março, o 128º ano de serviços prestados. Inicialmente administrada pelo município e denominada Companhia de Bombeiros de Porto Alegre, o 1º Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul contava com um efetivo de 17 homens – os “dezessete legendários bombeiros”.

Com características militares e veículos movidos à tração animal, os bombeiros à época eram divididos entre a 1ª Seção de Incêndio, localizada na rua Jerônimo Coelho, e a 2ª Seção de Incêndio, na Praça Rui Barbosa, ambas no centro da capital. A corporação era mantida através da cobrança de uma taxa, junto de impostos do comércio e auxílios.

Hoje, o Corpo de Bombeiros Militar é uma instituição autônoma, que integra as forças da Secretaria da Segurança Pública. São quase cem unidades, que atendem todos os municípios gaúchos. A instituição é composta por mais de 3 mil servidores na ativa, distribuídos em 12 batalhões e em uma Companhia Especial de Busca e Salvamento, e conta com veículos modernos e de alta tecnologia.

Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues

Natural de Porto Alegre, o coronel Estêvam tem 47 anos. Ingressou na carreira militar estadual em 1993 na Brigada Militar, quando o Corpo de Bombeiros Militar ainda era vinculado àquela instituição. Em 1996, concluiu o Curso Superior de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul, tornando-se tenente. Em 2001, formou-se no Curso de Especialização em Bombeiro Militar (2001).

Hoje coronel, exercia o cargo de diretor de Ensino do CBMRS, função que assumiu no ano passado, após passagem como diretor adjunto do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (DSPCI), função que já havia exercido entre 2015 e 2019. Entre 2019 e 2021, foi comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), na capital, unidade na qual já havia exercido as funções de chefe da seção de Segurança Contra Incêndio (2012 a 2015), de oficial analista dos Planos de Prevenção Contra Incêndio (2010 a 2011) e de comandante de pelotão de combate à incêndio e guarda-vidas na Operação Verão (2002 a 2008).

Estevam é graduado em Engenharia Civil e mestre e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Engenharia de Segurança aos Incêndios pela Universidade de Coimbra e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Perícia de Incêndio pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Fonte: Texto: Kelly Motter/Ascom SSP e Leandro Belles/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: