Notícia

Ministra da Ciência e Tecnologia prestigia o Programa Mulher


Créditos: Arquivo Confea

Durante o 12º Encontro de Líderes, na tarde de terça-feira (28), o Programa Mulher recebeu a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, a engenheira eletricista Luciana Santos. Na ocasião, Santos compartilhou a sua relação afetiva com a Engenharia, que -para além da profissão escolhida por ela -  também era o ofício do pai, o qual era um profissional atuante no Crea Pernambuco.

Santos, que também é a primeira mulher a comandar o Ministério, destacou a importância de se dar visibilidade às mulheres, como tem sido feito pelo Programa Mulher. “As mulheres têm muito papel na Engenharia, mas não tinham visibilidade, o que o programa trouxe a partir da gestão de Krüger”. Ainda sobre o papel feminino, ela destacou: “nós precisamos da nossa melhor ciência e para isso precisamos das nossas melhores engenheiras e cientistas, que são a expressão da ciência no Brasil. Precisamos garantir que as novas cientistas não abandonem a carreira devido à tripla jornada. Nós não podemos perder esses talentos femininos, essa diversidade de olhares, que certamente inspira as mulheres que virão”.
 
 A ministra ainda sobre o papel da Engenharia. “Todos os grandes desafios nacionais, internacionais, contemporâneos e estratégicos passam pela referência da Engenharia, como exemplo a transição energética, a engenharia naval, as plataformas, o Programa Minha Casa, Minha Vida, recriado no governo atual”. Luciana ainda falou sobre a retomada do plano de Ciência e Tecnologia e de antemão convidou o Sistema para participar da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Presidente Joel apresenta sugestão à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Antes de encerrar, a ministra destacou o entendimento do governo atual sobre o ambiente universitário: “nossas universidades são a base da produção científica”. Na ocasião, o presidente Joel suscitou a ministra a uma reflexão: “Hoje nossos cursos de Engenharia e Agronomia são supervisionados pelo MEC (Ministério da Educação). Nós, do Sistema, defendemos que o curso de Engenharia seja supervisionado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como o da Agronomia pelo Ministério da Agricultura”, sugeriu Krüger. Ao final o presidente convidou a ministra Luciana para participar da 78ª Semana Oficial da Engenharia, da Agronomia (Soea).

Lideranças presentes 
Compuseram a mesa diretiva a conselheira federal e representante do Plenário no Comitê Gestor do Programa Mulher (PM), eng. mec. Michele Ramos, que juntamente com a coordenadora do PM no Crea-SP, eng. civ. Poliana Siqueira, enalteceram a importância de ter uma mulher, profissional do Sistema, à frente do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, pasta com a qual o Sistema Confea/Crea tem relação direta. Na oportunidade, a presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Maria Barros Tenório, falou da capilaridade do Programa Mulher nos 27 Creas e como a presença da ministra impulsiona ainda mais a atuação feminina no Sistema. 

Por sua vez, a diretora da Mútua, eng. agr. Giucélia Figueiredo, enfatizou a importância do Programa Mulher. “Destaco a determinação política do presidente Joel em trazer o debate de gênero, o debate de uma sociedade justa, fraterna e igualitária, rompendo com a bolha da corporação, ao implantar e fomentar o Programa Mulher”, disse a diretora. Para finalizar, o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, anunciou o benefício em andamento pela Caixa de Assistência. “Estamos trabalhando na proposta de auxílio-maternidade, que visa oferecer até três salários-mínimos mensais, não reembolsáveis, por até um semestre, às mulheres pessoas jurídicas.”, anunciou Almeida. 


Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Almeida, Alex Nogueira, Marck Castro, Thiago Zion, Yago Brito

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: