CREA presente em Fórum das Entidades de Lajeado

O Eng. Civ. Eduardo Black Kroth, inspetor-chefe de Lajeado, representou o CREA-RS na reunião do Feel. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Engenheiro Civil Eduardo Black Kroth, inspetor-chefe de Lajeado, representou o CREA-RS na reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Lajeado (Feel), nesta quarta-feira (01). O encontro, realizado na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), foi coordenado pelos representantes das três entidades que coordenaram o Fórum em 2022. Além da Inspetoria do CREA-RS em Lajeado, também fazem parte o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Taquari (Sindilojas VT) e a delegacia regional do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv-RS).

Na pauta, entre os vários temas debatidos, o projeto de alteamento da rua Bento Rosa para deixá-la acima das cotas de enchentes. A intenção é apresentar o projeto de alteamento à CCR-ViaSul, através do Conselho de Usuários da BR 386, em reunião que acontece na sede da empresa, em Porto Alegre na próxima semana.

A apresentação será feita pelo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Vale do Taquari, Ivandro Rosa, que tem assento no referido Conselho.

Também foi relembrado o trabalho do Fórum no ano passado referente à análise e contribuições para o plano de mobilidade urbana do município. Conforme combinado, o grupo convidará o prefeito Marcelo Caumo para conhecer o projeto antes de o mesmo ser enviado para a Câmara de Vereadores. Na mesma reunião a ser marcada com o chefe do Executivo, os representantes do Fórum querem conhecer também a íntegra do projeto que prevê a revitalização da rua Júlio de Castilhos.

O grupo debateu ainda sobre Projeto de Lei (PL) 99/2022 que está na Câmara de Vereadores de Lajeado e trata da Inspeção Predial no município. O plano prevê que a cada cinco anos todas as edificações deverão passar por avaliação como estrutura física, elétrica e fachadas. Para analisar da melhor maneira o teor do projeto, o grupo criou um grupo de trabalho coordenado pelo inspetor-chefe do Crea em Lajeado, Eduardo Kroth.

Coordenação 2023
Conforme o regimento do Feel, a coordenação do grupo segue de forma tripartite. Apresentaram-se como voluntárias e vão liderar as atividades em 2023 a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, Junior Chamber International (JCI) Lajeado e a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat).