Notícia

Café e Política pauta parceria entre Sistema, governo e parlamento


Créditos: Arquivo Confea

Mais de cem parlamentares brasileiros estiveram, na manhã desta quarta-feira (1º/3), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, para participar do painel “Café & Política”, do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Cada mesa disposta aqui está com um presidente do Crea e sua delegação. O Brasil inteiro está aqui. A ideia é abrir diálogo este ano para acompanharmos as pautas de interesse do governo federal, dos senadores, dos deputados, mas, sobretudo, da sociedade, da soberania, do desenvolvimento e do povo brasileiro”, afirmou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ao explicar sobre o 12º EL para os parlamentares, que representaram todo o país.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

“Somos parceiros do governo federal, da Presidência da República, do parlamento brasileiro e da Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos discutir políticas públicas de habitação, mobilidade urbana, saneamento, agricultura familiar, erradicação da fome, queremos um agronegócio forte, o Brasil precisa gerar riquezas a partir de  exploração adequada e técnica”, complementou Krüger, antes de concluir: “No âmbito do Sistema, temos vasta diversidade partidária e de interesses, e respeitamos todos eles. Mas, coletivamente, nossa bandeira é a bandeira da engenharia brasileira”.

Ministro da Pesca, André de Paula

O momento de esperança vivenciado pelo país foi destacado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. “Vivemos em uma democracia, estamos fadados a construir consensos. Somos dos partidos dos brasileiros. A relação de vocês com o parlamento é fundamental, é importante colocarmos projetos que nos causam apreensão e outros que desejamos ver aprovados”.  

Ex-deputado federal por 22 anos pelo estado de Pernambuco, o gestor considera que sua área é estratégica para o desenvolvimento brasileiro. “Temos um lastro técnico, com dois secretários nacionais oriundos da engenharia. Tenho clareza de que nada vai acontecer de positivo se não tivermos a preocupação de estabelecermos um canal republicano para unir o país com o Congresso Nacional. Precisamos ter um diálogo permanente. É um orgulho construir esse momento que será determinante para a engenharia e para o nosso país”, comentou. 

Senador Sérgio Moro (União-PR)

O senador Sérgio Moro (União-PR) relatou a honra de estar presente ao evento. Registrando o centenário de morte de Rui Barbosa como “um grande personagem da nossa República”, ele comentou a agenda legislativa do Sistema Confea/Crea. “Vou examinar com atenção. O país precisa de engenheiros, de engenheiros agrônomos. A gente espera que se possa retomar uma agenda de desenvolvimento no futuro e vamos precisar de engenheiros e agrônomos. De nada adianta força política, se não tivermos o abrigo na técnica. É muito importante a valorização destes grupos profissionais”, disse, disponibilizando-se a receber os profissionais do Sistema e solicitando o “feedback” para projetos que interessem ao país. 

Senador Flávio Arns (PSB-PR)

Também senador pelo estado do Paraná, Flávio Arns (PSB) comentou que “as áreas da Engenharia e da Agronomia se inserem em todos os aspectos da vida nacional, conforme o presidente Joel lembrou”. Segundo o parlamentar, que vem mantendo atuação assídua junto ao Sistema, é preciso atuar dentro da perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Temos que criar a cultura cívica, que é aquilo que vem estampado, e cuidar da cultura participativa, também lembrando Rui Barbosa, dentro dessa agenda legislativa, com ampla participação dos engenheiros, engenheiros agrônomos em todas as áreas que digam respeito ao Sistema Confea/Crea. Vamos juntos, em cooperação, ter as leis necessárias às áreas. Nosso compromisso é fazermos juntos”. 

 

Deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO)

À frente da criação da Frente Parlamentar da Engenharia e do Desenvolvimento, a deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) aproveitou o momento para colher assinaturas que viabilizarão a implantação da Frente. "Temos de efetivamente olhar nossos presidentes de Creas, nossos conselheiros e os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, precisamos fortalecê-los, criar musculatura no sistema profissional para defender os profissionais, principalmente os recém-formados que estão buscando o primeiro emprego". Agrônoma, Marussa disse querer ver a Frente em pleno funcionamento.

 

Deputado federal Rogério Correia (PT-MG)

Com frequente atuação junto à Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, o deputado Rogério Correia (PT-MG) também destacou seu compromisso com a agenda legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Temos o compromisso de estar fazendo o possível para ver essa agenda implementada. Sou relator na CTAP do PL 1024 que atualiza a legislação do Sistema. Esse é um passo importante para a democratização das instituições. Vamos aprovar esse projeto”, disse, destacando a vitória sobre a PEC 108, que desregulamentava várias profissões. “Vamos caminhar para uma pauta positiva para a atuação dos conselhos. Estou colhendo assinaturas para a Frente em Defesa dos Conselhos Profissionais, e também já assinei a da Frente da Engenharia novamente. Não podemos prescindir da força da engenharia brasileira para termos o crescimento do país”.

Deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR)

“Se a gente quer uma infraestrutura maior, precisamos construir em base de valores. Contem comigo para trabalhar em favor da base do progresso, com reforma tributária e administrativa e investimento em infraestrutura”, pontuou o deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR). “Não são os governantes que levam o país à frente, são vocês que constroem um país melhor, e eu quero construir um Estado que não atrapalhe. Quero humildemente me somar ao trabalho de vocês”.

Deputada federal Natalia Bonavides (PT-RN)

A deputada federal Natalia Bonavides (PT-RN) perguntou-se como seria possível acabar com a fome e com o fosse educacional causado pela pandemia. “Precisamos de um consenso civilizatório”, conclamou. “Não é possível pensarmos nisso sem este sistema profissional fortalecido”, ponderou. “Nosso país não pode ser destinado a ser uma grande fazenda, ou uma grande mina, para possibilitar a industrialização de outros países”, defendeu. Antes de finalizar seu discurso, Bonavides fez questão de ressaltar o Programa Mulher do Confea: “Não cabem mais espaços sem nós. Quando a instituição se coloca para pensar ativamente neste tema, ela está não só se transformando a si própria, mas a sociedade como um todo”. A deputada saudou a presidente de seu Crea conterrâneo, eng. civ. Ana Adalgisa: “Como é importante ter você ocupando espaços como esse”.

Cerca de 40 autoridades discursaram durante a segunda edição do Café & Política, do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, cuja programação segue até quinta-feira (2/3). Ao todo, foram 106 autoridades participantes do evento, sendo 11 senadores, 84 deputados, um ministro, quatro representantes de senadores e três de deputados, dois representantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos e um secretário executivo. 

Beatriz Craveiro e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Acervo Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: