Conselho presente na instalação da Comissão Mulher do CREF2/RS

A partir da esq. Carla Pretto, Eng. Miriam, Eng. Elisabete e o presidente do CREF2/RS, Alessandro Gamboa. Créditos: Arquivo CREA-RS

No sábado, o CREF2/RS realizou a solenidade de inauguração e de instalação da Comissão Especial da Mulher do CREF2/RS – Justiceiras de Bombacha, que contou com a presença da coordenadora do Comitê Programa Mulher do CREA-RS, Eng. Agr. Elisabete Gabrielli; e da Gerente de Convênios e Relações Institucionais, Eng. Florestal Miriam Souza.

No evento, realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, estiveram presentes diversas autoridades locais, representantes do Sistema CONFEF/CREFs e de profissionais registradas.

“Criada com o intuito de combater a discriminação e abrir um canal para o envio de denúncias de assédio, a Comissão promoverá um trabalho de grande importância dentro da Educação Física do Rio Grande do Sul”, comentou o presidente do CREF2/RS, Alessandro Gamboa, no seu discurso de abertura.

Debate: deputada estadual Delegada Nadine, Carla Frós, Cristiane Ramos e a vereadora Comandante Nádia

A primeira mesa de debate foi composta com a deputada estadual Delegada Nadine, com a coordenadora do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do MP-RS, Carla Frós; com a diretora da Divisão de Proteção à Mulher do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, Cristiane Ramos; e com a vereadora Comandante Nádia.

A 1ª vice-presidente do CREF2/RS, Carla Pretto, e a 1ª tesoureira, Luciane Citadin, que integram a Comissão Especial da Mulher, mediaram as falas das convidadas e também discursaram durante o evento. “Ao iniciarmos as atividades desta Comissão, estamos propondo que o CREF2/RS olhe com mais carinho e respeito para os obstáculos que são colocados à nossa frente. Lugar da mulher é onde ela quiser”, pontuou Carla.

Lugar da mulher é onde ela quiser

A segunda mesa foi formada pela diretora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Liseane Hartmann; pela Promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Cinara Braga; pela conselheira do CREF4/SP, Cida Conti; e pela ex-deputada estadual Fran Somensi.

“A luta em defesa da mulher precisa ser feita diariamente, de forma coletiva por todas nós”, avaliou Luciane. “Não tenho dúvidas de que a Comissão Justiceiras de Bombacha está sendo criada com um grande propósito. Saibam que estamos engajados para que possamos combater a discriminação, a violência e o assédio contra a mulher”, concluiu Gamboa.

Para a Eng. Elisabete, do CREA-RS, os depoimentos foram muito importantes no lançamento da Comissão Especial da Mulher do Conselho de Educação Física. "As apresentações e a discussão foram tocantes, principalmente da comandante Nádia e da del. Nadine", resumiu.

Com informações do facebook do CREF2/RS