XIII EESEC aborda a importância das entidades de classe para os municípios

Representantes de entidades gaúchas conhecem sistemática do Cden. Créditos: Larry Silva

Durante a tarde desta segunda-feira (09), o XIII Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC) apresentou palestra do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), o Eng. Alim. Gumercindo Ferreira da Silva. Com o painel “Colégio de Entidades”, o coordenador do Cden abordou temas pertinentes à atuação e existência das entidades, com enfoque principalmente na importância do papel desempenhado por elas dentro de um município.
Gumercindo frisou que a defesa da sociedade é uma obrigação política inerente às entidades de classe, característica que não pode ser negligenciada em hipótese alguma. “As entidades de classe precisam assumir a função fiscalizadora e cobrar ações e posturas das prefeituras”, afirmou. “Elas devem ocupar os seus espaços próprios, seja no Conselho de Segurança, seja no Conselho de Saúde ou de qualquer outro. É necessário estar presente e atuante”.
O coordenador ressaltou também a importância das entidades de classe enquanto apoiadoras dos Conselhos. “Queremos que elas sejam braços de apoio dos Creas em cada município, contemplando também os anseios dos profissionais”, disse.
Gumercindo comentou ainda a importância da realização de um evento como a Soea e a importância da participação das entidades de classe. Segundo ele, as entidades desempenham um papel fundamental no sentido de “contribuir e fortalecer a própria Semana”.
O XIII EESEC continua até o dia 11 de setembro e ocorre paralelamente à 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e ao 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado-RS.

Equipe Confea e Creas