Notícia

Confea fomenta propostas das entidades de classe


O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, participou de uma reunião com as entidades de classe mineiras. Créditos: Arquivo Confea

Com um depoimento contundente, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, participou de uma reunião com as entidades de classe mineiras, nesta quinta (16/3), no Crea-MG. Ao lado do presidente do Regional, eng. civ. Lucio Borges, Joel destacou o papel das entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua em apresentar propostas estruturais para o país, valorizando sua atuação. “Valorizar as entidades é pedir para que elas apresentem políticas públicas. Políticas públicas validadas pelos pares, pelos colegiados”, manifestou.

Joel destaca a importância das entidades para o Sistema profissional. “As entidades têm conteúdos técnicos, seja na área de habitação, de saneamento, recuperação de áreas degradadas, de manejo florestal. Por isso, queremos fomentar a produção de materiais que contribuam para o desenvolvimento sustentável do país”, disse.

 

As propostas de políticas públicas pelas entidades foram destacadas como ações disruptivas a serem conduzidas pelas entidades
As propostas de políticas públicas pelas entidades foram destacadas como ações disruptivas a serem conduzidas pelas entidades

O presidente do Confea falou ainda que é necessário sensibilizar e incluir os parlamentares nas agendas relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências, mostrando a importância do conhecimento técnico destes profissionais, ressaltando os exemplos recentes vivenciados pelo país, relativos a desmoronamentos, produção agrícola, dentre outros. 

Para o presidente do Crea-MG, eng. civ. Lucio Borges, “as entidades são preponderantes para fortalecimento do Sistema, sendo também responsáveis pela qualificação dos profissionais”.   

Lapidar o diamante das entidades de classe é o principal objetivo do incentivo à atuação por meio de políticas públicas
Lapidar o diamante das entidades de classe é o principal objetivo do incentivo à atuação por meio de políticas públicas

Certificação profissional e renovação
Joel lembrou que o Confea vem trabalhando para que a certificação internacional de profissionais passe pelas entidades de classe. “Certificação pode ser um importante instrumento para a valorização das entidades”, frisou. Na ocasião, o presidente do Confea também destacou que é fundamental trazer jovens profissionais para participar das entidades que precisam de renovação.

Políticas de apoio às entidades
Joel ressaltou, então, as duas formas de atuação da gestão: os editais de patrocínio e os estandes. “Realizamos com muito sucesso esses canais que colaboram para valorização profissional realizada pelas entidades. São modelos exitosos que temos apoiado e vamos aprimorar cada vez mais, valorizando o trabalho das entidades de classe”, finalizou.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: