Notícia

Fiscalização em empresas de transporte coletivo é prioridade da CCEEI


Alberto Peres e Priscila Rockenbach. Créditos: André Almeida, Alex Nogueira, Marck Castro, Thiago Zion e Yago Brito

Seis anos depois, o eng. mec. e de seg. trab. Alberto Lopes Peres Júnior, do Crea-PE, está de volta à liderança da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI). Desta vez, ele divide a coordenação com a eng. mec. e de seg. trab. Priscila Bernardi Rockenbach, do Crea-MT.

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1978, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela mesma instituição, atua na área de manutenção de equipamentos, realizando implantação e melhoria de planejamento e controle de manutenção, em empresas privadas, como empreiteiras, usinas de açúcar e indústria, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Maranhão e Pernambuco.

No Sistema Confea/Crea e Mútua, iniciou a trajetória como conselheiro suplente, em 2012, e foi titular no período 2013-2018, tendo representado o Clube de Engenharia de Pernambuco no primeiro mandato e o Sindicato dos Engenheiros do estado na sequência. Na Câmara de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química, do Crea-PE, foi titular nos anos de 2013, 2014, 2016 e 2017.

Na entrevista a seguir, Peres anuncia as pautas que serão debatidas ao longo do ano e fala da expectativa em “deixar um legado de aprofundamento nos temas relevantes, contribuindo para melhor atuação do Sistema junto aos profissionais”.


Site do Confea: É durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea que os fóruns consultivos definem o plano de trabalho anual. Quais assuntos foram priorizados para serem discutidos e materializados em propostas até o fim de 2023?

Alberto Peres: As coordenadorias são órgãos consultivos do Confea, mas com liberdade para colocar temas de importância da modalidade em discussão, podendo, ou não, gerar uma proposta ao final dos trabalhos. Neste ano, tivemos seis grupos formados para atender às demandas do Confea, iguais para a maioria das coordenadorias: Projeto de Lei 1.024 de 2020; Resolução 1.121 de 2019; identificar três atividades de risco na modalidade; diagnosticar impacto da Lei 14.133 de 2021; padronização para implantação da Certidão de Acervos Técnicos Operacionais no Sistema; e apresentar proposta da modalidade que atenda ao menos a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses grupos têm prazos definidos para entrega dos resultados, já definidos pelo Confea, que vão da segunda reunião ordinária até a quarta. Como sugestão de grupos de trabalho, os coordenadores decidiram continuar com o grupo do Ensino a Distância com o objetivo de analisar as dificuldades relacionadas ao cadastramento de cursos EAD, cujos polos de apoio estejam distribuídos por diversos Regionais. Um segundo grupo foi formado para apresentar manifestação sobre a participação de profissional da modalidade Engenharia Industrial na manutenção de frotas de veículos destinados ao transporte rodoviário coletivo de passageiros com o objetivo de padronizar e implantar ações de fiscalização em empresas de transporte coletivo de passageiros. Finalmente, um terceiro grupo foi formado para apresentar manifestação sobre os impactos dos projetos de lei e das leis vigentes nas cidades brasileiras, que dispõem sobre a implantação da certificação de inspeção predial na modalidade Industrial.

Reunião da CCEEI no 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua


Site do Confea: O Sistema tem fortalecido seu capital político intensamente, como foi o amplo diálogo com os mais de cem parlamentares, ministros e vice-presidente da República, no Encontro de Líderes. Quais os planos para ampliar o diálogo com o governo e o Congresso Nacional e, assim, contribuir para a construção de políticas públicas efetivas?

AP: O relacionamento com o Congresso e o Governo Federal é coordenado pelo Confea, por meio da assessoria parlamentar e do presidente, juntamente com os conselheiros federais, que atuam de forma harmônica e objetiva. A nossa coordenadoria sempre atua, quando solicitada pela assessoria parlamentar, emitindo posicionamento sobre os projetos de lei em andamento. Além disso, pode ser que surjam propostas no decorrer do ano, como ocorreu no Congresso Estadual de Profissionais, que se enquadrem no Plano Nacional de Desenvolvimento.


Site do Confea: A alteração da Lei nº 5.194/1966, que dispõe sobre a fiscalização do exercício das profissões do Sistema, está na pauta do Legislativo. Como o fórum consultivo planeja atuar em relação ao PL 1.024/2020?

AP: Este assunto é tema de consulta do Confea para esta coordenadoria, já sendo instituído o grupo de trabalho para desenvolver as atividades.


Site do Confea: O Sistema Confea/Crea é parceiro de grandes fóruns internacionais, entre eles, a Organização das Nações Unidas (ONU). Como contribuir para o cumprimento da Agenda 2023, considerando que as profissões abrangidas pelo Conselho estão diretamente ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

AP: Mesmo caso do PL 1.024/2020.


Site do Confea: Ampliar a participação feminina na Engenharia, Agronomia e Geociências e nos cargos de liderança é uma meta prioritária do Sistema. Neste ano, dos 24 coordenadores eleitos, quatro são mulheres e elas ocupam o posto de adjuntas. Como contribuir na promoção da igualdade de gênero e, assim, construir uma sociedade mais justa, livre e solidária?

AP: Nossa coordenação adjunta é exercida por uma jovem engenheira, Priscila Rockenbach, de Mato Grosso. No ano passado, tivemos um grupo de trabalho que gerou proposta demonstrando a importância da presença feminina na Engenharia Industrial, em vários campos. Quando iniciei minha atividade na CCEEI, em 2014, a coordenação foi exercida pela engenheira Sandra Ascari, de Santa Catarina. Nossa câmara sempre foi aberta e combativa neste tema, valorizando a presença feminina dentro do campo da Engenharia Industrial e, assim, permaneceremos, apoiando e incentivando ações que venham a valorizar a presença feminina na modalidade.


Site do Confea: Qual legado pretende deixar para os profissionais e para o Sistema a partir do trabalho desenvolvido neste ano?

AP: O grupo que compõe a nossa coordenadoria é composto por diversos perfis de profissionais, com experiências em diversas áreas da modalidade Industrial. Com isso, temos a certeza de que iremos deixar um legado de aprofundamento nos temas relevantes, contribuindo para melhor atuação do Sistema junto aos profissionais, bem como trazendo orientações e esclarecimentos aos colegas engenheiros.


Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: