Cruzamento de conceitos compõe palestra sobre “Inovação e Engenharia”

Créditos: Larry Silva

Na tarde do primeiro dia de atividades da 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), os participantes puderam assistir à palestra “Inovação e Engenharia”, ministrada pelo engenheiro Antônio César Almeida de Oliveira, que abordou uma série de conceitos para explanação do tema de grande relevância para o desenvolvimento tecnológico.
Conhecimento, criatividade, criação, inovação, engenharia, empreendedorismo, sustentabilidade empresarial, entre outros conceitos foram definidos pelo palestrante no decorrer do discurso.
Sobre inovação, o engenheiro primeiramente citou a definição de Schumpeter (1982): “a inovação é um conjunto de novas funções evolutivas que alteram os métodos de produção, criando novas formas de organização do trabalho e, ao produzir novas mercadorias, possibilita a abertura de novos mercados mediante a criação de novos usos e consumos.”
Ainda fazendo referência ao autor, Antônio César afirmou que “as limitações ao crescimento econômico e social não estão na falta de investimentos, mas sim na falta de competências para identificar oportunidades de negócios.”
Na sequência, o palestrante citou a definição de inovação, segundo o Manual de Oslo: “uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.”
De acordo com Antônio César, o conceito abordado pelo manual é o mais utilizado atualmente para medir a inovação dos países. “Aquilo que não era considerado inovação passa a ser considerado. É a definição utilizada hoje por quase todos os programas de inovação do mundo”, disse.
Atrelando inovação à engenharia, o palestrante afirmou que “inovar na engenharia é criar descontinuidade no conceito dela. A engenharia faz parte do fruto do cruzamento de inúmeros conceitos”.
Para melhor entendimento dos participantes, o engenheiro estruturou o processo que compreende a engenharia da inovação: ideias, definição de conceitos, descoberta da invenção, desenvolvimento, lançamento e disponibilização, mercado. Toda essa sequência baseada na comunicação entre os conceitos apresentados na presença do processo de montagem da estrutura de venda comercial.
Como formas de acesso à inovação, Antônio César citou: atividades internas de pesquisa e desenvolvimento, aquisição, investimentos externos, treinamento, introdução das inovações tecnológicas do mercado, projeto industrial e outras preparações técnicas.
Durante a palestra também foram apresentados números da Pesquisa de Inovação (Pintec), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os problemas e obstáculos apontados pelas empresas que implementaram inovação no Brasil.
Segundo o engenheiro, um dos grandes desafios do país é ensinar as micro e pequenas empresas a fazerem pesquisa e desenvolvimento com baixo custo e de forma efetiva.
Para finalizar, o palestrante apresentou uma matriz que trouxe o cruzamento dos conceitos apresentados no decorrer da palestra. Em seguida, o espaço foi aberto para perguntas dos participantes. Os questionamentos abordaram o debate sobre a propriedade intelectual, direito autoral e a patente.
Antônio Cesar Almeida Oliveira

•        Engenheiro Eletrotécnico – Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ – 1986
•        Engenheiro de Equipamentos e Chefe de Plataformas – Petrobras – 1986 a 1991
•        Diretor de Empresas (Engenharia, Formação, Comércio, Educação) – 1994 a 2000
•        Desenvolvedor de Programas da Qualidade; Produtividade e Competitividade para empresas públicas e privadas
•        Formador e Consultor no Brasil – 1992 a 2000
•        Formador e Consultor – Portugal, Angola, São Tomé e Príncipe – 2000 a 2010
•        Diretor de Empresa de Consultoria e Formação – Portugal – 2008 a 2010
•        Consultor Sênior do Programa ALI de Agentes Locais de Inovação do Sebrae-PI
•        Trabalhos de Formação e Consultoria em diversas áreas tais como: Inovação, Criatividade, Gestão, Estratégia, Política Global da Empresa, Alinhamento Estratégico, Integração, Qualidade, Produtividade, Competitividade, Resolução de Problemas, Tomada de Decisões, Gestão de Pessoas, Comercial, Marketing, Identidade Corporativa, Estatística, Econometria e Forecasting.

Equipe Confea e Creas