Confea e ONU estudam parceria com foco no desenvolvimento mundial

O PNUD trabalha em cerca de 170 países e territórios, contribuindo para erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades. Créditos: Marck Castro/Confea

Em diálogo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Confea busca apoio da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para elaborar projeto de cooperação internacional capaz de colocar as capacidades do Sistema Confea/Crea a favor do progresso mundial, como explica o conselheiro federal Genilson Pavão. “Esse é um passo muito importante na gestão do presidente Joel Krüger, que irá levar a diplomacia brasileira a outro patamar, considerando que a proposta é colocar as coordenadorias de câmaras especializadas e a Engenharia brasileira à disposição para contribuir com a internacionalização das ações do PNUD com foco no desenvolvimento de outros países”, enfatiza o engenheiro eletricista que integra a diretoria do Conselho.

Reunião entre Confea e PNUD, no dia 4 de abril, na sede da agência em Brasília. Da dir. p/ esq.: Pavão, Barros, Simonetti, Amaral, Prado e Baioni

O projeto avançou na última semana, quando o conselheiro – acompanhado do superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros, e da assessora da área Rosângela Simonetti – participou de reunião com representantes do PNUD. Entre eles, a representante residente assistente para o Programa, Maristela Marques Baioni; o líder de projetos econômicos e sociais, Cristiano Prado; e a oficial do Programa, Maria Teresa Amaral.

Ao grupo, Pavão falou do funcionamento do Sistema, enfatizando os resultados dos trabalhos das coordenadorias de câmaras especializadas, a exemplo do que poderá ser efetivado para ajudar as nações a construírem uma vida melhor para as pessoas.

Conselheiro federal e diretor do Confea, eng. eletric. Genilson Pavão

Receptiva ao projeto, a representante Baioni sinalizou que a iniciativa do Confea “é um grande avanço, tendo em vista a capilaridade do Sistema e o tipo profissional envolvido, diretamente ligado às inovações e desenvolvimento econômico e social”. Confirmou ainda a viabilidade do acordo, que segue o Decreto 5151/2004, além de outros normativos federais e internacionais. Como exemplo prático, citou parcerias recentes em andamento, como o Programa Justiça 4.0 firmado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Baioni enfatizou que os projetos realizados de forma colaborativa com o PNUD resultam em desenvolvimento de capacidades institucionais, gestão pública e inserção de organizações no cenário internacional. Segundo a representante do programa, o governo brasileiro passou a prestar cooperação ao exterior por meio do compartilhamento de experiências e boas práticas acumuladas, tendo como base os princípios da chamada Cooperação Sul-Sul (CSS).

Em resposta, o superintendente e a assessora do Confea detalharam o status do projeto, esclarecendo que todos os produtos estão definidos no Plano Institucional 2021-2023 da autarquia, possuem orçamento aprovado no Plano Plurianual 2023-2024 e no Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2023-2025, e cumprem o que estabelecem os acórdãos 1925/2019 e 303/2020 exarados pelo Tribunal de Contas da União.

Equipe de Comunicação do Confea