Notícia

PMOC e Sistemas Fotovoltaicos são temas de palestras durante segundo dia de workshop


Eng. Mec. Mario Henrique Canale. Créditos: Arquivo CREA-RS

No segundo dia de workshop, os agentes da fiscalização e funcionários administrativos das Inspetorias do CREA-RS puderam entender mais sobre as temáticas e sanar suas dúvidas em duas palestras no turno da tarde com foco em agregar conhecimento aos agentes fiscais em seus atos fiscalizatórios.

Em um primeiro momento, a palestra foi ministrada pelo presidente da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), Eng. Mec. Mario Henrique Canale, que é pós-graduado em Engenharia de Refrigeração e Climatização pela PUC-RS.

O objetivo é alertar e instruir os fiscais sobre os principais problemas causados pelo uso e instalação incorreta de ares condicionados nos mais diversos tipos de ambientes. Para acrescentar ainda mais e colaborar para o conhecimento dos participantes, o secretário da Asbrav, Eng. Mec. Anderson Rodrigues, expôs  a importância de atualização nos equipamentos, em decorrência da má manutenção, e os tipos de equipamentos mais comumente utilizados.

Juntos, os engenheiros alertaram sobre as regulamentações da Plano de Manutenção, Operação e Controle dos Sistemas de Climatização (PMOC). O plano tem como principais objetivos a instalação, execução e manutenção corretas dos equipamentos, garantia do bem-estar, conforto e produtividade do local onde estão instalados, além de corrigir e eliminar os problemas encontrados em edifícios de uso coletivo e os problemas de saúde referentes à má qualidade do ar.

Apresentando como exemplo uma de lista de itens aos quais os agentes fiscais devem se atentar, os palestrantes esclareceran que a regularização e fiscalização a fundo destes equipamentos cabe à vigilância sanitária, sendo de responsabilidade do Crea a verificação da documentação dos serviços realizados e a certificação completa dos itens devidos.

Sistema fotovotaico

Eng. Eletricista Pedro da Costa Petry

A segunda palestra da tarde foi ministrada pelo Eng. Eletricista Pedro da Costa Petry, inspetor-secretário da inspetoria de Santo Ângelo. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e mostrar aos agentes fiscais como proceder durante a fiscalização de locais com sistemas fotovoltaicos.

O inspetor apresentou diversos tipos de sistemas e seus funcionamentos, tanto os de instalação residencial, quanto os comerciais e em grande escala. Assim como na palestra anterior, foram elencados os itens a serem verificados no momento da fiscalização como a legislação, responsáveis técnicos, ARTs, entre outros.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: