Notícia

Ijuí, Cruz Alta e Santo Ângelo recebem ação de fiscalização do Abril Verde


Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 18 e 19 de abril, equipes do CREA-RS e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) irão realizar a Operação Abril Verde nas cidades de Ijuí, Cruz Alta e Santo Ângelo, que intensifica a fiscalização nas atividades da construção civil e segurança do trabalho, área na qual o trabalhador tem grande exposição a riscos de acidentes.

O Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

Dados da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat 2021) sobre a Indústria da Construção Civil, mostraram que só este ano houve um aumento em 82% nos acidentes e em 307% nos óbitos na construção civil. Segundo Observatório do MPT, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro em número de acidentes do trabalho. Entre 2012 e 2022, foram registrados 502 mil casos.

A ação de fiscalização tem caráter orientativo e preventivo e visa à conscientização sobre a importância da contratação de profissionais e empresas habilitados. Também é objetivo esclarecer que em toda a contratação realizado devem ser observado se o profissional registrou as devidas ARTs e se as empresas possuem registro, a fim de resguardar em casos de sinistros

A prevenção há muito deixou de ser um custo e se transformou em um investimento altamente lucrativo. A correta implantação das Normas de Segurança e Saúde do Trabalho na Construção Civil possibilita a redução de acidentes e de doenças ocupacionais e aumenta a produtividade, a satisfação e a qualidade de vida do trabalhador.

Quando se investe e se pratica a segurança nos canteiros de obra, todos os envolvidos saem ganhando.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: