Expectativa dos participantes

A expectativa do engenheiro civil Eduardo Holanda, coordenador da Comissão de Ética do Crea-AC, é conhecer “as inovações da engenharia em todas as suas ramificações e suas aplicações no progresso do país, principalmente em energias renováveis”. A esposa de Eduardo, Rosângela Holanda, é bióloga e tem interesse pela Soea, pois, de acordo com ela, a Semana é o espaço para se ter a visão nacional sobre os problemas do Brasil e o que já houve de progresso. “Um exemplo foi a palestra sobre energia eólica do Renato Custódio, em que vimos o progresso do país em relação a projetos na área e como estão sendo aplicados econômica e tecnicamente”, completou Rosângela.

A estudante de agronomia Jennifer Melo e a recém-formada em Geografia Débora Alves vieram com o Crea-Júnior de Mato Grosso e destacaram a palestra sobre Perícia Agrária e Ambiental, que será realizada às 14h de hoje, “porque têm a ver com a nossa área”, explicou Débora. Além desses assuntos, elas disseram se interessar também pelas palestras sobre o Sistema Tributário Nacional e a Lei das Licitações (também às 14h de hoje) e sobre o Novo Código Nacional de Ciência e Tecnologia (hoje, às 16h).

Para o delegado pelo Crea-RN Gerson de Oliveira, a importância desta edição da Soea reside no tema central do evento. “É essencial pensar no nosso marco legal, melhorar e atualizar nossas resoluções”, disse.
O conselheiro regional do Crea-RS José Luiz Tragnado destacou a palestra sobre o atual cenário econômico e seus desafios, ministrada pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. “Foi bem interessante, ele falou bastante sobre a sustentabilidade do agronegócio”, disse, ao completar que espera ansiosamente pela palestra do ex-ministro do Superior Tribunal Federal, Ayres Britto. “Minha expectativa é de que o alto nível das primeiras palestras se mantenha pelos próximos dias”.
A delegada pelo Crea-PR e engenheira agrônoma Marlene Ferronato já participou de diversos Congressos Estaduais de Profissionais, mas esta é a primeira vez que ela vem para uma etapa nacional e, consequentemente, para uma Soea. “Agora quero vir todo ano e vou incentivar meus alunos a virem”, afirmou Marlene, que leciona há 20 anos e atualmente é coordenadora do curso de Agronomia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco.
Equipe Confea e Creas