Notícia

Confea institui Grupo de Trabalho sobre o 5G composto por especialistas


Coordenador adjunto do GT 5G , eng. eletric. Genilson Pavão. Créditos: Arquivo Confea

Na última sessão plenária de março (nº 1684), foi aprovada a criação do Grupo de Trabalho 5G sob a supervisão da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap). O grupo será coordenado pelo eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, com  o eng. eletric.Genilson Pavão Almeida, como coordenador adjunto.

O GT ainda será composto por especialistas, como o eng. eletric. Marcius Butti Vitale, que atuou na gestão de projetos de infraestrutura de telecomunicações em todo o país, como Telemig, Embratel, e Telebrás, entre outras. O doutor em Engenharia Elétrica, coordenador-adjunto das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e professor eng. eletric. Rogerio Moreira Lima Silva. Por fim, o pós doutor (PhD) e doutor em Engenharia Elétrica e pesquisador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital eng. eletric. Leonardo Henrique Gonsioroski Furtado da Silva também participa do GT.

De acordo com Genilson Pavão Almeida, o objetivo do grupo é uniformizar a prestação de serviços 5G no Brasil, entender as causas raízes da má prestação de serviço, a ausência de sinal e as dificuldades telemáticas de implantação da tecnologia." O objetivo final é mapear como o Sistema Confea/Crea pode contribuir para melhorar esses serviços em prol do desenvolvimento da engenharia nacional e da proteção da sociedade brasileira.", disse Pavão.

Para o professor eng. eletric. Rogerio Moreira Lima Silva, os problemas recorrentes relatados pelos usuários referentes a falha no handoff, áreas de sombra, congestionamento, demandam a necessidade de produzir um documento aos Creas para fiscalização em profundidade para apurar se está havendo alguma infração à legislação profissional da Engenharia. “Desse modo, é relevante apurar se os problemas relatados tem relação com exercício ilegal por leigo, exorbitância, acobertamento profissional ou falta ética”, detalhou.

O grupo 5G produzirá um relatório técnico sobre o Serviço Móvel Pessoal (SMP) no Brasil e a implantação do 5G, com diretrizes de fiscalização para os Creas, a fim de verificar o registro, a habilitação e a responsabilidade técnica de profissionais e empresas, incluindo aspectos técnicos para caracterizar infrações por exorbitância de atribuições, acobertamento profissional, má conduta pública e falta ética.

O relatório final será encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para propor alterações na Resolução nº 477/2017, que regula o SMP. O objetivo do grupo é contribuir com a Anatel para a expedição de normas sobre prestação de serviços de telecomunicações tanto no regime público quanto privado.

O GT 5G se reunirá na terça-feira (25) para definir cronograma e plano de trabalho.

O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e a Anatel está trabalhando incansavelmente para promover sua implementação no país de forma segura e sustentável. A tecnologia oferece altas taxas de transmissão de dados e baixa latência, o que possibilita uma variedade de novas possibilidades, ainda a serem exploradas. O 5G promete massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT)  em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola – entre tantos outros. No decorrer de sua implantação, deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras que aproveitem o potencial tecnológico das novas redes para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores da economia e beneficiem a sociedade. O 5G vai consolidar e diversificar conceitos como Internet das Coisas e aprendizagem de máquina em tempo real, promovendo uma verdadeira transformação na forma como as pessoas e organizações se relacionam.

Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: