Plenária nº 1.839 do CREA-RS aprova representações e analisa mais de 20 processos

Plenária ocorreu em formato híbrido. Créditos: Arquivo CREA-RS

Realizada na sexta (14), no Auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Plenária nº 1839 reuniu 100 conselheiros e foi marcada por novas representações no Plenário do CREA-RS. Na mesa de abertura, a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS; o Eng. Civil João Luis Collares, 1º vice-presidente; Eng. Química e Seg. Trab. Roselaine Mignoni, 1ª diretora administrativa; Eng. Agr. Alexandre Zillmer, 2º diretor administrativo; Eng. Civil José Luiz Garcias, 1º diretor financeiro; Geóloga Tamara Machado, 2ª diretora financeira; representando a Mútua-RS o Eng. Civil e Seg. Trab. Marcio Marun, diretor financeiro da Mútua. Também participaram, no modo on-line, o coordenador das Inspetorias, Eng. Civil Milton Pedrollo; e o coordenador do CDER-RS e nacional, Eng. Civil Leo Azeredo.

Vários processo analisados

Além da aprovação por unanimidade da representação da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas do Vale do Taquari (Easva) no plenário do Conselho gaúcho, também receberam pareceres favoráveis o registro do curso da Faculdade de Tecnologia (FTec), relatado pela diretora administrativa, Eng. Quím. e Seg. Trab. Roselaine Mignoni; e a representação da Associação Metropolitana dos Engenheiros da Modalidade Química (Adeq), relatado pelo Eng. Quím. Ronaldo Hoffmann, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química.

Eng. Civil Claudia Dhiel foi a relatora do processo da Easva
Foram aprovados os balancetes orçamentários relativos aos meses de janeiro e fevereiro de 2023, depois da apresentação do relator Eng. Eletr. Fernando Luiz Carvalho da Silva, assim como o Relatório de Gestão – Exercício 2022.

Também foi aprovada a proposta da reestruturação do Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-RS (CGPM-RS), bem como a atualização da composição, com a designação de membros e sua coordenação, a Eng. Civil e Seg. Trabalho Maria Eugênia Cardoso, inspetora-chefe de Esteio.

Processo sendo relatado

Os conselheiros aprovaram ainda a Instituição da Comissão Organizadora Regional da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (COR78ª), composta da Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS; Eng. Civil José Luiz Garcias, 1º diretor financeiro; Eng. Química e Seg. do Trabalho Roselaine Mignoni, 1ª diretora administrativa; superintendente Denise Russo; Denise Friedrich, gerente da GCOM; e Mauro Vargas, chefe de Núcleo de Eventos.

A relatora do processo, Eng. Civil Cláudia Diehl, manifestou a felicidade pela representação da Engenharia Ambiental dentro da Câmara Civil, além de ser uma associação de sua região, que vão contribuir para os processos neste tema tão importante.

A Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, também demonstrou a sua satisfação com a nova representação, citando a renovação e a ampliação das modalidades dentro da Civil. “Parabenizo o Eng. Ambiental Ivan Cesar Tremarin, presidente da Easva. É uma entidade bem atuante, com muita experiência no campo. Vai contribuir muito para a nossa Câmara de Engenharia Civil e Agrimensura”, apontou.

Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha também participou de forma on-line

Participando de modo on-line, a Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, conselheira federal, parabenizou o CREA-RS e a diretoria pelo Creasul e a liderança nas propostas de atualização de normas. “Informo ainda que a DN 85 não foi revogada, mas sim apenas os itens que são contrários a esta resolução. Ressalto também a campanha que o Confea lançou junto ao MEC, através da CEAP, com relação à qualidade do ensino. Estamos organizando o Encontro de renovação do Terço”, adiantou.

O Eng. Civil Marcio Marun, diretor financeiro da Mútua-RS, aproveitou em sua fala para informar os benefícios da Mútua em prol de seus associados e também convidou a todos para ouvirem o PodMútua.

Presente na Plenária, Andressa Torres, acadêmica de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e representa a UFRGS no CREAjr-RS

Presente, ainda, Andressa Torres, estudante de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma das dirigentes do CREAJr-RS Região Metropolitana, reforçando a aproximação dos futuros profissionais do Conselho que querem para o futuro!