Fórum promovido pela Agef gera discussões sobre o futuro do zoneamento no RS

O evento contou com a presença de representantes de diversas entidades do setor público e privado . Créditos: Diogo Botti/Matthi Comunicação Integrada

Com a presença de profissionais da área florestal e do meio ambiente do Estado, a Associação Gaúcha dos Engenheiros Florestais (Agef) promoveu no sábado (15/04), na sede da Mútua, em Porto Alegre, o 1º Fórum Desenvolvimento do Setor Florestal no RS: aspectos técnicos e legais.

Zoneamento Ambiental da Silvicultura (ZAS) em debate

O evento contou com a presença de representantes de diversas entidades do setor público e privado para discussão de um dos temas que mais têm movimentado a categoria no que diz respeito à atualização do Zoneamento Ambiental da Silvicultura (ZAS).

Após a apresentação das autoridades, o Engenheiro Florestal Tiago Schulte tomou a palavra com a palestra “Aspectos técnicos da atividade de silvicultura”. Na sequência o também Engenheiro Florestal Ruter Disarz introduziu o tema do ZAS no evento.

Disarz trouxe aspectos históricos da silvicultura no Rio Grande do Sul além de questionamentos relevantes sobre a atual estrutura da classe, suas carências e demandas para o futuro.

Em seguida, o ZAS foi debatido com as apresentações da Engenheira Florestal Nájila Souza da Rocha e da Bióloga Fabiana Maraschin da Silva, representantes da consultoria contratada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) para execução do estudo de atualização. Estudo esse que, atualmente, está em consulta pública e discussão no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) para sua validação.

Na retomada do fórum, o Engenheiro Florestal Rafael Ferreira trouxe a posição sobre a representatividade da silvicultura na Assembleia Legislativa do Estado, onde representou o Deputado Estadual Carlos Búrigo e, com a palestra “Representatividade do setor de base florestal no Rio Grande do Sul”, abordou dados importantes sobre o atual momento do Estado e suas diferentes regiões sobre a silvicultura.

Fechando o 1º Fórum Desenvolvimento do setor florestal no RS: aspectos técnicos e legais, o presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Luiz Augusto Alves, trouxe para o debate a realidade das empresas florestais e sua atuação no mercado interno e externo de madeira.

Fonte: Diogo Botti /Matthi Comunicação Integrada