“Curtindo a Engenharia” é lançado na Soea

Créditos: Alexandre Penha

O jogo “Curtindo a Engenharia” foi lançado, oficialmente, na manhã de terça (10/09), na 70ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que termina hoje, 11, no Centro de Eventos Serra Park em Gramado, numa organização do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Conselho Regional do Rio Grande do Sul (Crea-RS). A criação desse jogo busca ensinar Engenharia, de maneira lúdica, para estudantes do ensino fundamental e médio, lembrou, na ocasião, a presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE), Thereza Neumann.
A presidente do Senge-CE esclareceu que o jogo foi concebido como parte do Programa Engenharia Interativa, tendo resultado da premiação do Edital de Chamada Pública 001/11 lançada pelo Confea, com o Senge-CE, destacando-se em quarto lugar nacional, entre as 10 primeiras entidades concorrentes selecionadas. Assim, contando com recursos do Conselho Federal, o Senge-CE desenvolveu a produção desse jogo, numa parceria firmada com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). "Contamos com uma equipe multiprofissional das engenharias e com os estudantes", disse.
O Sindicato dos  Engenheiros já iniciou a distribuição de CDs com o jogo em escolas públicas e privadas do Ceará, introduzindo temas da área tecnológica no cotidiano desses alunos, por meio de desafios com perguntas, caça-palavras, jogo da memória e pense rápido.
Desde ontem, pela manhã, mais de mil CDs com esse software educativo e caracterização de entretenimento começaram a ser distribuídos com os presentes à Soea. A novidade chamou a atenção dos congressistas. O engenheiro civil e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Ricardo Rocha de Oliveira, enfatizou que o jogo atende metas de um programa da instituição voltado para os discentes da disciplina de Planejamento de Obras. "Foi uma ótima iniciativa", elogiou.
As entidades e os profissionais que tiverem interesse no jogo podem entrar em contato com o Senge-CE, pelo telefone (85) 3129.0099 ou pelo e-mail: sengece@gmail.com, ou mesmo acessar o jogo no site http://sengece.com.br/.
Equipe Confea/Creas