Notícia

CREA-RS convida alunos que criaram o Projeto Robotchê para Soea 2023


Eng. Nanci, Isabélli, Bernardo, Eng. Químico Sergio Rodrigues e a diretora, Sônia Trindade. Créditos: Arquivo CREA-RS

A vocação pela engenharia já no ensino médio ficou latente no encontro que reuniu em Bagé, dentro do Programa de Interiorização, a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, e Bernardo Freitas e Isabélli Marques, ambos de 16, dois dos quatro alunos do 2º ano de Mecânica da Escola Estadual Frei Plácido, na Região Sul do estado.

Orgulho da Escola Estadual Frei Plácido

Retornaram nesta quinta (11) dos Estados Unidos, onde conquistaram o 3º lugar em uma competição de rovers da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), que ocorreu entre os dias 21 e 22 em Huntsville, no Alabama, junto com Sofia Quadros, de 15 anos, e Carlos Eduardo Munhoz, de 18. Os quatro estudantes formaram a única equipe brasileira disputando a Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC), uma competição da agência do governo norte-americano entre estudantes que premia os que tiverem melhor produção, eficiência, design e autenticidade. Estavam inscritas outras 60 equipes de 10 países.

Orgulho da rainha da fronteira, Bagé, os alunos se tornaram famosos pelo grande feito. Também orgulhosos a diretora Sônia Trindade, a vice-diretora, Rosa Lia Rodrigues da Silva, e o coordenador do curso de Mecânica, professor Eng. Químico Sergio Rodrigues.

Questionados se iriam seguir na Engenharia, os alunos não titubearam. Bernardo cursará Engenharia Elétrica, já Isabélli Marques, Engenharia Aeroespacial. Entusiasta dos jovens na Engenharia, a Eng. Ambiental Nanci Walter destacou que o futuro da Engenharia no Rio Grande do Sul é promissor quando jovens e talentosos estudantes almejam seguir a carreira.

Os alunos mostraram o trabalho à presidente Nanci

Eng. Nanci Walter convidou os alunos para participarem da Semana da Engenharia e Agronomia, que ocorrerá, em Gramado, em agosto, citando que a Engenheira Aeroespacial e Mecânica Aprille Ericsson, da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), será uma das palestrantes no dia 11 de agosto, no turno da manhã. “Tenho certeza que podemos fazer esta aproximação entre os estudantes e a Eng. Aprille", destacou Nanci à diretora da Escola. A diretora confirmou a ida dos estudantes ao maior evento nacional da Engenharia e Agronomia.

Quem é Aprille Ericsson?

Aprille tornou-se a primeira mulher negra a receber um PhD em Engenharia na NASA, além de receber o troféu de Melhor Engenheira dos Estados Unidos, pelo Prêmio Mulheres na Ciência e Tecnologia em 1997. A engenheira ficou na 8ª posição na lista das 23 engenheiras mais poderosas do mundo pelo site norte-americano de finanças e negócios, Business Insider, em 2015.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: