Plenária do CREA-RS encerra Programa de Interiorização em Bagé

A Plenária ocorreu no Auditório da Unipampa. Créditos: Arquivo CREA-RS

Protagonismo da engenharia em Bagé. O CREA-RS esteve em evidência no encontro com vereadores, entrega de acordo de cooperação técnico com prefeito, participação em semana acadêmica com universidades e visita técnica na barragem de arvorezinha.

Eng. Agrícola Robelaine Ribeiro, reitor da Unipampa, falou do orgulho de receber a Plenária

Para encerrar o Programa de Interiorização, o CREA-RS realizou a sua 1.840 Plenária Ordinária no auditório da Unipampa, com a participação de 103 conselheiros.

Na mesa de abertura: Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS; Eng. Agrícola Roberlaine Ribeiro Jorge, reitor da Unipampa; Alexandre Bica, diretor do Campus da Unipampa de Bagé; Eng. Agr. Jerson Spoor, 2º vice-presidente do CREA-RS; Geóloga Tamara Machado, diretora administrativa do CREA-RS; Eng. Civil Antonio Luiz Arla da Silva, inspetor-chefe de Bagé; Eng. Agr. Marta Hamm, vice-presidente da Abea e conselheira suplente da Câmara de Agronomia do CREA-RS; e Eng. Civ. Jerônimo Bazerque, presidente do NEAB. Também na forma remota a Eng. Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, conselheira federal.

Deputada Adriana Lara, proponente da homenagem aos 89 anos do CREA-RS, na Asssembleia Legislativa

Também na mesa a deputada estadual Adriana Lara, que além de agradecer o trabalho do CREA-RS em questões importantes para a comunidade bajeense, como a Barragem de Arvorezinha, saudou o pioneirismo da Eng. Nanci por ser a primeira mulher a presidir o CREA-RS, assim como ela, primeira mulher a se eleger deputada na Região da Campanha.  "Parece fácil, mas não. Não basta ser mulher, ter que trabalhar e sermos sensiveis às questões da sociedade", ressaltou, colocando o seu mandato à disposição das questões do CREA-RS.

Para homenagear o Conselho gaúcho, a deputada é proponente do Grande Expediente de 89 anos do CREA-RS no dia 30 de maio, na Assembleia Legislativa.

Reitor da Unipampa, o Eng. Agrícola Roberlaine Ribeiro Jorge falou do orgulho da Unipampa receber Plenária do CREA-RS. Cumprimentou a gestão pelo Programa de Interiorização e desta aproximação com entidades e instituições de ensino, principalmente por já ter sido conselheiro. "Precisamos sempre esclarecer sobre o papel do nosso Conselho e esta aproximação contribui bastante", afirmou.

Parabenizou também o Programa do Creajr-RS, que aproxima mais os estudantes do Conselho, além de qualificar os novos profissionais.

Em formato híbrido, a Plenária contou com mais de 100 conselheiros

Prestigiou a Plenária ainda a secretária de Turismo de Bagé, Eng. Civil Aliane da Croce.

Na pauta processos de recursos ao Plenário e questões sobre a realização da Soea, em Gramado, de 8 a 11 de agosto em Gramado, a data da eleição do diretor financeiro da Mútua - RS, que será realizada de forma presencial, no dia 24 de novembro.

O coordenador do Colégio de Entidades Regionais do RS, Eng. Civ Leo Azeredo, apresentou durante a Sessão o relatório do Comitê de Patrocínio, referente ao edital de seleção pública de projetos de patrocínio do CREA-RS de 2022. O Engenheiro reforçou que os resultados positivos deste edital se devem à parceria forte da gestão de Presidência atual do Conselho com o CDER-RS. Dos 61 projetos inscritos, 55 foram classificados, atingindo quase a cota máxima de valores aprovados para o edital, devido ao bom trabalho e a participação das entidades no processo.

Reitor e deputada receberam convite para a Soea

“Foi um grande salto em relação aos demais editais lançados, com grande participação das entidades, chegando a quase a totalidade da verba fornecida, devemos o agradecimento a presidente Nanci pelo olhar voltado para as entidades, que tem recebido retorno pelo trabalho realizado e o reconhecimento dos seus profissionais”, reforçou Leo. Foram apresentadas as próximas etapas do projeto
“É sim muito importante fortalecer a base do nosso Conselho, que são as entidades, e alcançar essa marca em tão pouco tempo é mais uma conquista para esta gestão e algo a ser mantido”, comentou a Eng. Amb. Nanci Walter.

Educação e atribuições também na pauta do dia, com processos e a aprovação do Manual de Procedimentos para as Comissões de Educação e Atribuições Profissionais dos Creas (Ceaps).

É o Sistema Confea/Crea fazendo o seu papel na defesa do exercício do profissional habilitado.