Em ação inédita, Confea reúne funcionários de Creas das áreas de Planejamento aos de Orçamento

Créditos: Marck Castro/Confea

Após realizar cinco Encontros Nacionais de Planejamento e Gestão (Enplag), o Confea inaugura o Encontro Nacional de Planejamento, Orçamento e Gestão (Enpog), que agrega o orçamento ao planejamento. Entre outros objetivos, o Enpog, realizado em Brasília nestas terça e quarta-feira (9 e 10/5), visou alinhar os Creas na implantação de seus planos plurianuais (PPAs) integrados a um orçamento-programa.

Vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit

A adoção, pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, do PPA, sistemática criada pelo governo federal – e de seus documentos pares, entre eles as Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento-Programa – foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria Geral da União (CGU). “Não podemos nos esquecer de que somos acompanhados pelos órgãos de controle”, pontuou o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, na abertura do evento, enquanto representava o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

Prícila Fraga, gerente de Planejamento e Gestão do Confea

“Esta é uma oportunidade para refletirmos sobre o papel transformador do Conselho e do Sistema no país e no mundo. Além do atendimento das necessidades e expectativas de nossos profissionais e empresas, ampliar nossa contribuição às políticas públicas”, ponderou Prícila Fraga, gerente de Planejamento e Gestão do Confea, uma das responsáveis pela programação do Encontro. “Toda a administração pública tem passado por esse processo de revisão de seu modelo de atuação, de modo a priorizar o atendimento de quem está fora e que usufrui do nosso serviço, possibilitando uma gestão com foco no resultado. O TCU vem nos instigando nesse sentido, e o PPA é um instrumento para responder”.

Conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão

Presente ao Encontro, o conselheiro federal eng. eletric. Genilson Pavão, considera que o planejamento nos moldes do PPA é estratégico para que o Confea veja suas políticas públicas efetivadas. “A gestão e o planejamento estratégico são muito importantes para as políticas do Sistema, eles concedem um Norte comum, é a Engenharia atendendo a sociedade. Quem ganha é a população, são os profissionais, é a nação.

PPA
Em julho de 2022, o Plenário do Confea aprovou o roteiro e o cronograma para condução do Planejamento Plurianual, além do Referencial Estratégico para o Sistema 2023-2024 (https://www.confea.org.br/transparencia/acoes-programas/programas-proje…). Neste ano, a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) se debruça sobre a necessidade do Sistema Confea/Crea e Mútua de um novo modelo de gestão orçamentária para deliberar sobre a resolução que regulamentará todo o ciclo do PPA no sistema profissional. A expectativa é que o normativo seja aprovado durante a próxima Sessão Plenária, a ser realizada de 24 a 26 de maio.

Game sobre o PPA

Presente ao 1º Enpog, o coordenador da CCSS, conselheiro federal eng. agr. Daniel Galafassi, reforçou a questão da fiscalização. “Precisamos de unicidade, isso é sempre cobrado pelos órgãos de controle. Um encontro deste é de fundamental importância para que consigamos ter um melhor entendimento entre todos os regionais e, no caso, entre as áreas de planejamento, orçamento e gestão”.

Bruno Taves, assessor do Confea

Game
Parte da programação foi dedicada a oficinas de internalização das dimensões do Plano Plurianual 2023-2023 e seu desdobramento no orçamento. A novidade esteve no fato de que as atividades da oficina foram gameficadas. “A ideia era que com o trabalho da gameficação a gente conseguisse abranger todas as etapas de elaboração de um PPA do Sistema Confea/Crea. A minha avaliação é que as equipes foram muito bem, desenvolveram, planejaram, sentiram, viram a pressão do dia a dia, conseguiram entregar os produtos”, avalia Bruno Taves, assessor do Confea, responsável pela condução da oficina. “Foi muito satisfatório, eles conseguiram absorver o conteúdo e colocar em prática em pouco tempo; era essa a ideia. Conseguimos alcançar isso com eles. Acredito que foi uma vivência diferente, uma dinâmica que incluiu teoria à prática” completou Bruno, que implantou, junto da colega Rosangela Simonetti, a metodologia que constitui uma das ferramentas do Programa de Inovação do Confea.

Assessora do Confea Rosangela Simonetti

A gerente de Planejamento e Gestão do Confea, Pricila Fraga, informou que a avaliação do evento 1º Enpog foi superior a quatro pontos (de cinco) de 93% dos avaliadores. “A receptividade tanto da programação quanto das dinâmicas utilizadas foi excelente”. Os participantes celebraram a disposição dos colegas do Confea em compartilhar conhecimento, as palestras de excelente nível e a aplicação prática do conteúdo ministrado, além da dinâmica de game, que incentivou colaboração de todos e aprendizado mútuo.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea