Universidades de Bagé recebem presidente do CREA-RS e integrantes do Creajr-RS

Quer um conselho, vem ser Creajr-Rs. Créditos: Arquivo CREA-RS

Imagine entrar em uma sala de aula e ver estudantes conversarem sobre o papel do CREA-RS e a importância do registro profissional com a presença da presidente do Conselho gaúcho, Eng. Ambiental Nanci Walter. Foi o que aconteceu na quinta (11) em Bagé, em três universidades.

Na Unipampa, a presidente do CREA-RS e os representantes da Regional Sul do Creajr-RS apresentaram o programa, que visa maior aproximação do Conselho com os estudantes.

Coordenadores do Creajr-RS

Falando a mesma língua dos estudantes da Engenharia da Universidade, e sob os olhos do reitor, Eng. Agrícola Robelaine Ribeiro Jorge, e do diretor do Campus de Bagé, Alexandre Bica, Mateus Bueno Nascimento da Costa, acadêmico de Engenharia Agrícola,  Alessandra Horbach Barbosa, acadêmica de Engenharia Civil, ambos da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e coordenador estadual e adjunta, respectivamente do Programa Crea-jr., Maísa Ribeiro da Cruz, acadêmica de Eng. Hídrica da Ufpel,  trocaram informações sobre ART, atribuições profissionais, mercado de trabalho.  Várias questões sobre atribuições, cursos, capacitação, especialização apontadas pelos estudantes da Unipampa e devidamente respondidas pela presidente Nanci.

Reitor da Unipampa, Eng. Agrícola Robelaine Ribeiro, inserido no diálogo

Diálogo direto do Conselho com os jovens profissionais que logo estarão no mercado de trabalho.

Semana Acadêmica do curso de Agronomia da Ideau

Semana Acadêmica da Agronomia do Ideau

O Centro Universitário IDEAU, também conhecido por UNIDEAU, recebeu a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, na Semana Acadêmica do curso de Engenharia Agronômica, acompanhada dos coordenadores da Regional Sul do Creajr-RS e os coordenadores estaduais.

Coordenadora do curso de Agronomia, a Eng. Agr. Stefania Mendes Maciel recebeu convite para a Soea

Saudados pela Engenheira Agrônoma e técnica em fruticultura Stefania Mendes Maciel, coordenadora do curso de Agronomia e professora da IDEAU de Bagé, os integrantes do Creajr-RS puderam apresentar o Programa, que visa aproximar o Sistema Confea/CREA das instituições de ensino através dos alunos, tornando o CREA-RS mais presente desde cedo na formação de Engenheiros e Agrônomos.

Também presentes a Eng. Agrônoma Marta Hamm, vice-presidente da Abea e conselheira suplente da Câmara de Agronomia do CREA-RS; e o Eng. Agrônomo Leonardo Cera, conselheiro da Câmara de Agronomia e presidente da Sargs.

Com entusiasmo, Maísa Ribeiro, jovem estudante de Engenharia Hídrica, detalhou as ações realizadas pelos integrantes de uma forma voluntária, sendo que em 35 instituições já existem representantes.

Incentivadora e responsável pela implantação do Creajr-RS, a presidente Nanci falou do orgulho de tirar do papel o programa e oferecer protagonismo ao Conselho gaúcho, na defesa profissional, já dentro das universidades.

A participação foi muito elogiada pela professora Stefania, colocando os portões sempre abertos ao CREA-RS.

Centro Universitário da Região da Campanha

Urcamp

Pró-reitora de ensino do Centro Universitário da Região da Campanha, a arquiteta Marilia Pereira abriu a Semana Acadêmica do curso de Engenharia  falando da importância do Conselho e do registro profissional para exercer a atividade.

Sala lotada para conversar sobre o papel do Conselho

Presentes, o conselheiro da Câmara de Engenharia Civil Eng. Civil Adalberto Schafer, coordenador do curso de Engenharia Civil; a Eng. Agrônoma Ana Bicca, coordenadora do curso de Agronomia; o pró-reitor administrativo Eng. Civil Ronald Rolim, além de professores dos cursos de engenharia.

Mais uma vez a estudante de Eng. Hídrica Maisa, coordenadora do Creajr-RS regional Sul, apresentou o programa Creajr-rs e seu objetivo de aproximar a instituição aos estudantes e os recém-formados.

Aos olhos atentos dos estudantes de Agronomia, ela falou sobre a dificuldade dos estudantes em saber o que é o Conselho profissional,  entidade de classe, preencher ART. "Muitas vezes os jovens profissionais saem sem saber e depois enfrenta problemas com relação às atribuições profissionais", ressaltou.

Eng. Civil Adalberto Schafer, coordenador do curso de Engenharia Civil da Urcamp e conselheiro do CREA-RS, um dos idealizadores do encontro

Coordenador Estadual do Creajr-RS, Mateus Bueno fez um chamado para os estudantes entrarem no Creajr-rs e como hoje em muitos lugares existem projetos de extensão curricular.

Em sua fala, a Engenheira Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS,  destacou o trabalho de fiscalização, como atividade fim e que fomenta o mercado de trabalho. "Podemos nos reunir com representantes da prefeitura, Câmara Municipal, instituições de ensino, mas não podemos esquecer que o Conselho é um órgão fiscalizador. É importante este diálogo para ações mais efetivas na defesa do exercício profissional."

Destacou com orgulho como tirou do papel do Creajr-rs para renovar e criar outras lideranças, além de levar o protagonismo  das profissões da Engenharia, da Agronomia e Geociências para dentro das instituições de ensino.