Notícia

Encontro debate evolução e gargalos dos Recursos Humanos do Sistema


Participantes do Enarh. Créditos: Marck Castro

Pela primeira vez, gestores e operadores que fazem o dia a dia das atividades dos Regionais e das Mútuas se reúnem presencialmente durante o 3º Encontro Nacional de Recursos Humanos do Sistema Confea/Crea e Mútua (Enarh). A troca de experiências marca o evento, constituído por apresentações dos próprios funcionários e gestores da área no Sistema. Cerca de 80 deles, iniciaram os debates nesta terça (16), no plenário do Confea. Da Gerência de Gestão de Pessoas do CREA-RS estão participando a gerente Melania Lisete Feine Morel, e as chefes do Núcleo de Gestão de Carreiras, Sandra Cristina Straub da Silva, e do Núcleo de Administração de Pessoal, Rejane Nisczak Costa.

“Queremos aprender com vocês”, comentou o chefe do Setor de Administração de Pessoas (Setap) do Confea, Rafael Xavier.  Ele abriu as apresentações falando sobre “A Evolução das Rotinas de Administração de Pessoas do Confea”, prestigiada por um amplo debate, ao final da manhã de abertura do evento, que prossegue até a quarta-feira (17). “Filosofia Lean e Gestão” (Crea-PE); “Plano de Demissão Voluntária – PDV” (Crea-MG); “Práticas de Gestão de Pessoas Implantadas na Atual Gestão” (Crea-SC); “Plano de Desenvolvimento Institucional” (Crea-RN); “Transformação Cultural através das Trilhas de Líderes e Colaboradores” (Crea-SP) integram a programação.

Gerente de Recursos Humanos do Confea, Fabíola Torres


Na abertura, o chefe do Setor de Desenvolvimento de Pessoas (Sedep), Nelson Dafico, e a gerente de Recursos Humanos do Confea, Fabíola Torres, saudaram os participantes do Encontro. Em um momento acompanhado inicialmente pelo chefe de gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa; pelo superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros; pelo gerente de Contratações, Walace Ferregueti, e pelo gerente da Controladoria, Marcus Ferron, eles conheceram parte do edifício do Confea. “Após dois anos falando virtualmente, é muito bom fazer esse encontro presencial com o objetivo de conhecer as experiências tão ricas dos regionais, de ouvir vocês nas palestras que vão engrandecer o evento”, destacou Nelson Dafico.  “É um prazer ouvir vocês depois desses dois anos. Nós sabemos que os Recursos Humanos não é simplesmente gostar de trabalhar com pessoas, mas gostar de resolver os problemas das pessoas, respondendo as questões de saúde, bem-estar e desenvolvimento dos nossos colegas. Nós temos conseguido levar isso adiante”, reforçou a gerente Ana Fabíola Torres, acentuando a prática de todos e a importância do compartilhamento de soluções e de tornar o evento presente no calendário institucional do Sistema.

Chefe do Setor de Desenvolvimento de Pessoas (Sedep), Nelson Dafico


Evolução e desafios
Durante a apresentação do chefe do Setor de Administração de Pessoas (Setap), ficou evidente que os avanços desenvolvidos por alguns Creas e Mútuas, ao compasso das desenvolvidas pelo Confea, ainda representam desafios para outros regionais e caixas de assistência dos profissionais do Sistema. “Estamos nos modernizando acompanhando as evoluções tecnológicas”, comentou Rafael Xavier, consultando os participantes do Encontro e destacando os avanços e desafios ainda presentes no Sistema. 

Chefe do Setor de Administração de Pessoas (Setap), Rafael Xavier


Para Rafael, equipe, gestores e administração precisam estar dispostos a “encarar as mudanças com a avaliação permanente do ambiente que favoreça essas mudanças”. Apresentando em seguida uma série de ferramentas para a aplicação dessas mudanças ao lado da representante da empresa TOTVS, Crisângela Pantoja, ao lado do gestor destacou como os resultados buscados dependem da implantação das novas rotinas. 

Entre as ferramentas apresentadas, estão o planejamento, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a carteira de trabalho digital; o Portal Meu RH e seu aplicativo para dispositivo móvel; sistema de registro de ponto via aplicativo; sistema de chamados OSticket. “A gente sabe o quanto luta para atender todo mundo bem e continuar nossas rotinas internas e ainda as adaptações necessárias para modificar a cultura da casa”, disse Rafael, enumerando as vantagens do uso de sistemas digitais do Confea, como no caso da integração dos sistemas de recursos humanos e da área contábil.


Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: