ConSoea realiza visitas técnicas e parceria com Prefeitura em Gramado

Equipe foi recebida pelo vice-prefeito . Créditos: Arquivo CREA-RS

Divididos em dois grupos, parte da delegação da ConSoea se debruçou nas visitas técnicas à rede hoteleira, em Gramado, enquanto os demais reuniram-se com o vice-prefeito, Luia Barbacovi, para tratar da programação do evento e anunciar a palestrante magna, a engenheira aeroespacial e mecânica da Nasa, Aprille Ericsson. “A Aprille está com interesse em visitar algumas escolas no munícipio para falar com os estudantes no objetivo de despertar o interesse pela ciência”, informou a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter.

Barbacovi falou do legado que o evento vai deixar. “Isso é importante, pois é um evento de porte que nos dá, para além do retorno econômico, o retorno para nossa comunidade na área da social, que é muitas vezes mais importante que o financeiro.” Destacou, ainda, a respeito da Engenheira Ericsson. “Ter a oportunidade da vinda de uma palestrante de expressão mundial, acaba sendo um estímulo e exemplo para nossas crianças.”

Também foi destacado pela presidente Nanci Walter que este é o maior evento da Engenharia no âmbito nacional, uma promoção do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Logística de transporte e segurança também estiveram na pauta da reunião, bem como a importância da Fiscalização do Conselho gaúcho em coibir o exercício ilegal das profissões, onde foi destacado a número alto de evento que Gramado recebe, e presença do Conselho atuando se torna fundamental para a segurança dos turistas e moradores.

O vice-prefeito demonstrou, ainda, interesse em firmar uma parceria com o CREA-RS, incluindo a área social, que poderá ocorrer por adesão ao acordo de cooperação técnica firmado com a Famurs, voltado ao desenvolvimento de ações conjuntas com intuito de valorizar o exercício legal da Engenharia, Agronomia e Geociências por meio de seus órgãos de fiscalização.  “Além da importância para nós é interessante para toda a região, pois acaba propagando para os outros municípios das hortênsias.”

Serra Park

A Comissão também realizou, nesta terça-feira (16), uma visita técnica aos pavilhões do Serra Park, em Gramado, que receberão a 78ª SOEA, de 8 a 11 de agosto. Essa é a terceira reunião ordinária do grupo, que busca alinhar os preparativos para o evento, considerado o maior da área tecnológica no país e que reunirá mais de 4 mil profissionais.

A coanfitriã, presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, esteve acompanhada do vice-presidente do Confea, Eng. Eletric. Evânio Nicoleit, presidente do CREA-GO (que realizou a Soea anterior), Eng. Civ. Lamartine Moreira, o coordenador da CAIS, Eng. Agr. Francisco Lira, chanceler da Comissão do Mérito, Geól. Mário Cavalcanti, representantes da Comissão do Mérito, do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia e da Mútua Nacional e inspetores de Gramado.