Inspeção e Manutenção Predial é foco da ação intensiva de fiscalização em Porto Alegre

Serviço legal é com ART. Exija a sua!. Créditos: Arquivo CREA-RS

De 22 a 26 de maio, o CREA-RS promove uma força-tarefa de fiscalização em Porto Alegre com a meta de visitar 210 condomínios residenciais e comerciais. O foco é nos serviços e laudos de inspeção e manutenção predial e PPCI.

Na ação, a fiscalização busca esclarecer que todo contrato realizado pelos síndicos e administradores de condomínios devem ser observados se o profissional registrou a ART e se as empresas possuem registro no Conselho.

A fiscalização busca esclarecer que todo contrato realizado pelos síndicos e administradores de condomínios devem ser observados se o profissional registrou a ART

Toda edificação necessita de cuidados e manutenções periódicas para que ofereça segurança e conforto aos seus condôminos. A estrutura das edificações, como instalações elétricas, hidráulicas e tubulações de gás, sofrem desgastes.

A manutenção preventiva pode ajudar a manter a integridade do imóvel, identificando e reparando eventuais deficiências que, com o passar do tempo, possam representar riscos para a segurança do imóvel e a dos que o habitam ou frequentam.

Além disso, uma boa manutenção preventiva proporciona economia nos gastos do condomínio, porque previne a ocorrência de danos de grande monta que normalmente representam elevadas despesas não previstas. Também dá segurança a quem desempenha a função de síndico.

Um projeto elaborado e executado por pessoa não habilitada, além de ocasionar cálculo impreciso e manutenção incorreta por utilização de materiais inadequados, pode ser o prenúncio de acidentes, tragédias e prejuízos irreparáveis.

Muitos municípios gaúchos já têm a Lei de Manutenção e Inspeção Predial e Marquises. A lei exige a presença de um profissional responsável para a realização de qualquer obra ou serviço técnico, com o devido registro no CREA-RS e a emissão da responsabilidade por meio de ART.

Serviço legal é com ART. Exija a sua!