40 escolas de Pelotas foram fiscalizadas pelo CREA-RS

Fiscalização que ocorre de forma preventiva e educativa em escolas. Créditos: Arquivo CREA-RS

Fiscalizar escolas municipais, estaduais, particulares, escolas infantis, universidades, cursos pré-vestibular e de idiomas, visando combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geologia, buscando a defesa da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.

Este é o objetivo da ação Operação Escolas que o CREA-RS promove no estado, priorizando ações que possam gerar riscos à sociedade e ao meio ambiente.

De 17 a 25, os agentes fiscais Mauro Brião, Jorge Mota e Flávio Prado visitaram 40 escolas em Pelotas, para verificar as atividades técnicas que necessitam de profissional e empresas habilitadas. Na ação, foi solicitada a responsabilidade técnica do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). O projeto de combate a incêndio diminui consideravelmente o risco de acidentes. Além do PPCI, a fiscalização verificou as ARTs de manutenções de máquinas e equipamentos, para prevenir sinistros.

É importante falarmos sobre a segurança e saúde do trabalhador no ambiente escolar. O estabelecimento de ensino deve identificar todas as situações de perigo e que possam originar riscos para a segurança e para a saúde de seus empregados, avaliá-los e adotar medidas de proteção necessárias e suficientes para garantir a integridade dos profissionais e das pessoas que ali frequentam.