CREA-RS recebe homenagem pelos 89 anos como proposição da deputada Adriana Lara

A importância da Engenharia foi ressaltada pela deputada Adriana Lara, proponente da homenagem. Créditos: Paulo Garcia

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (30), o período do Grande Expediente foi realizado em homenagem aos 89 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), por iniciativa da deputada Adriana Lara (PL).

Sessão foi presidida pela deputada Delegada Nadine

Ela falou da importância dos profissionais de Engenharia para o desenvolvimento da sociedade, mencionou a história da entidade e o papel que desempenha para que obras importantes ocorram, destacando, entre essas, a barragem de Bagé, que impactará em melhoria da vida de muitas famílias que sofrem com o desabastecimento de água. Ainda convidou para a 78ª Semana Oficial de Engenharia (SOEA), que neste ano será sediada no Estado, de 8 a 11 de agosto, no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado.

Funcionários participaram do Grande Expediente

A parlamentar ressaltou que, desde 2021, o Crea-RS é presidido pela engenheira ambiental Nanci Walter, primeira mulher escolhida pelo voto para o cargo. “Ela é também a primeira profissional da Engenharia Ambiental a assumir um CREA em todo o sistema. Sua atuação acompanha as inovações, marcando assim um tempo com muitas conquistas e desafios das mudanças tecnológicas, sempre atenta às principais demandas das atribuições profissionais, cumprindo com a sua função social diariamente em todo o estado, com suas 44 Inspetorias, entidades de classe e instituições de ensino, ajudando a construir um estado mais justo, desenvolvido, sustentavelmente”, declarou.

O Conselho reúne mais de 72 mil profissionais da Engenharia Civil; Geografia; Agrimensura; Engenharia Elétrica e Eletrônica, Eletrotécnica; Engenharia Industrial, Mecânica, Têxtil, Naval, Aeronáutica e Metalúrgica; Agronomia; Meteorologia; Geologia; Engenharia de Minas; Engenharia Florestal; Engenharia Química e Engenharia de Segurança do Trabalho, e ainda, tecnólogos.  “O Conselho atua no controle, orientação e aprimoramento do exercício profissional destas categorias em todo o Rio Grande do Sul”, acrescentou a deputada.

Presidente Nanci e a deputada Adriana Lara

Adriana Lara falou sobre a relevância do movimento do Conselho gaúcho ao se aproximar dos temas e debates legislativos que impactam os profissionais registrados. “Nesses espaços, ao se reunir com deputados estaduais e federais, busca firmar parcerias importantes e fomentar relações com parlamentares que possam representar o Crea-RS nas pautas políticas, de forma a ampliar o diálogo e as contribuições dos profissionais do Sistema na formulação de políticas públicas, bem como na proposição e tramitação de projetos de lei relacionados ao exercício das profissões ligadas ao Crea-RS”, ponderou.

Esclareceu que essas discussões envolvem questões de segurança em relação aos projetos, prescrição e uso de agroquímicos, e outras, como por exemplo, acessibilidade e mobilidade, recursos hídricos, desastres naturais, planejamento urbano e regional, eficiência energética e energias renováveis, segurança do trabalho, prevenção de incêndios e sinistros, inspeções e manutenções prediais, eficiência no planejamento, execução, fiscalização e controle das obras públicas, ampliação e aperfeiçoamento do quadro técnico de profissionais das áreas das engenharias, agronomia e geociências.

História
A deputada mencionou a história do Conselho, recordando que, em de 11 de dezembro de 1933, assinado pelo presidente Getúlio Vargas,  com a promulgação do Decreto n° 23.569, estava criado o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Confea). Menos de um ano depois, com a Resolução n° 2 do Confea, de 23 de abril de 1934, foram criados os oito primeiros Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura. “Fundava-se o CREA da 8ª Região, que, à época, tinha sob sua jurisdição o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com sede na capital gaúcha”, mencionou Adriana.

Barragem de Bagé
A parlamentar fez referência ao fato de que, após anos de espera, “a construção da Barragem de Bagé teve as obras paradas desde 2013, quando foi embargada”. Disse que atualmente o Exército permitiu que 45% da mesma fossem concluídos, “e aquilo que parecia ser um pesadelo está se transformando num sonho a ser realizado”. Ela ressaltou a importância do laudo técnico do Barramento Remanescente, elaborado pelo Conselho, em conjunto com certificado pela Cientec, que proporcionaram à administração municipal de Bagé redimensionar o custeio para execução da obra, e buscar recursos junto ao Governo Federal para a retomada da barragem. Essa obra “é aguardada no município para resolver os problemas frequentes de falta de água”, comemorou Adriana Lara, comentando sobre a relevância para o desenvolvimento e instalação de novos empreendimentos na região.

Presenças e apartes
Participaram a presidente do CREA-RS, engenheira ambiental Nanci Walter; o presidente do Senge-RS, Cezar Henrique Ferreira; o presidente da Associação dos Funcionários do Crea-RS, Carlos Eduardo Lima de Oliveira; a colaboradora mais antiga do Crea-RS, Nelzair Machado de Mello; a diretora da Escola de Engenharia da Ufrgs, professora Carla Schwengber ten Caten, e integrantes de outras entidades e do Crea. Em aparte falaram os deputados Airton Lima (Podemos),  Felipe Camozzato (NOVO) e Rodrigo Lorenzoni (PL).

Fonte: Agência de Notícias  / Claudia Paulitsch - MTB 9095 | Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727

Acompanhe o Programa Network pelo canal 06 da NET - POA TV, nesta noite de QUARTA-FEIRA (31/05/2023), nos seguintes horários: 19H00MIN, 20H00MIN, 21H30MIN E 23H00MIN.

INÉDITO - 19H00MIN

QUARTA-FEIRA  - 31 DE MAIO

REPRISE - 20H00MIN

QUARTA-FEIRA         -  31 DE MAIO