ExpoSoea: uma vitrine do tamanho do Brasil

Profissionais que visitaram estando do CREA-RS e Confea eram recebidos pelos funcionários caracterizados. Créditos: Arquivo CREA-RS

Estande do Confea e CREA-RS é o destaque da feira, reproduzindo um típico Piquete gaúcho

Os estandes do Confea e dos Conselhos Regionais dão brilho especial à ExpoSoea. Cada Regional trouxe algo para representar seu estado. Da cachaça do Nordeste e da cultura gaúcha, aos cocares indígenas do Amazonas, tudo pode ser conferido até o final desta quarta-feira (11). As características de cada estado estão sendo apresentadas pelos estandes dos Creas, que é uma oportunidade para os profissionais conhecerem as particularidades de cada região e talentos dos conselhos regionais. Na noite segunda, confraternização e orgulho de mostrar as peculiaridades de suas regiões tomaram conta dos arredores da ExpoSoea. Expositores, pesquisadores, estudantes e profissionais de todas as modalidades poderão percorrer, até quinta, os corredores de uma área de 12 mil metros quadrados. Cerca de 60 estandes foram erguidos no Centro de Eventos Serra Park para abrigarem empresas de softwares, tecnologia, universidades, Creas, Confea e Mútua.

Confea e CREA-RS: Tradição Camperia
O Confea e o Crea-RS trouxeram para ExpoSoea 2013 o mais tradicional local de encontro gaúcho: o Piquete. Com 120 metros quadrados de extensão, no local os visitantes poderão conhecer mais do Rio Grande do Sul, por meio de itens característicos da cultura local, como os bancos feitos de tronco de árvore, chamados de “sepo”; o pelego, espécie de cobertor de pele do carneiro com a lã, usado para montaria e como proteção pelos gaúchos do campo; e o galpão, onde são realizadas as confraternizações. No Piquete do Crea-RS e Confea, este espaço é palco de apresentações de músicas típicas, com um trio de gaiteiro, violão e cajon. O chimarrão também pode ser apreciado no local. No atendimento, funcionários em pilchas e vestidos de prenda. Há ainda uma sala reservada, com mesa de reuniões, que pode ser utilizada pelos profissionais.

CREA-PA: Brinquedos de Miriti
Brinquedos confeccionados por meio do miriti, também conhecido como coqueiro-buriti (palmeira típica do Norte do Brasil, que tem uma textura semelhante a do isopor), foram escolhidos este ano para fazer a decoração do Crea-PA. Barcos, peixes e bonecos enfeitam o espaço e arrancam a admiração de quem passa pelo local. O vice-presidente do Regional paraense, Carlos Eduardo Domingues e Silva, explica que durante as festividades alusivas ao Sírio de Nazaré, as peças, que expressam plasticamente o imaginário da população local, são comercializadas a um preço bastante acessível (a partir de R$ 1). As comidas típicas do Pará estão presentes por meio dos tradicionais bombons de cupuaçu, da castanha-do-pará e dos licores de açaí. Além de saborear a cultura paraense, o evento é uma oportunidade de troca de experiências. “A troca de informações é muito importante entre os Conselhos, além do que o evento se transforma em uma grande festa de congraçamento entre conselheiros regionais, federais, presidentes de entidades, etc. O estande é uma maneira de divulgar não só as atividades do Conselho, mas do estado como um todo”, ressalta Antônio Carlos Alberio, presidente do Crea-PA.

CREA-CE: Colorido do Carnaval

A folia do Carnaval do Recife e a popularidade do Galo da Madrugada dão o colorido ao estande do Crea-PE. Por lá, os visitantes poderão experimentar o tradicional bolo de rolo e ganhar miniaturas de cachaça. Segundo informações da equipe de comunicação do conselho pernambucano, serão ainda sorteadas, entre os visitantes, mochilas para notebook e canecas personalizadas.
Destaque no estande do Crea de Alagoas, no fundo do pavilhão, com apenas 3x3 metros quadrados, é um bonito painel da orla marítima da Praia de Pajuçara e suas jangadas, considerado um dos cartões-postais da cidade de Maceió. Ainda estão expostos à visitação vários folhetos indicativos das belezas naturais de Alagoas. Canetinhas recicláveis feitas do bagaço da cana-de-açúcar foram muito procuradas pelos visitantes.
Vale destacar que o evento possui equipes de saúde, brigadistas e seguranças. Outro ponto - que certamente servirá de cenário para muitas fotografias a serem feitas pelos participantes ao longo da semana - é a entrada principal do Centro de Eventos Serra Park. Um lago e flores exaltam as belezas naturais da região, e, compõem a logomarca da Soea.

Chocolate e chimarrão
A doçura do chocolate não poderia faltar na ExpoSoea em Gramado-RS. Em apenas dois dias, 360 participantes da 70ª Soea visitaram a fábrica de chocolates Prawer que, além de estande com produtos para venda, oferece até o final do evento passeios com transporte gratuito para conhecer a fábrica e a loja da empresa.
“Superou todas as expectativas. Acreditamos que até o final do evento, mais de 600 pessoas tenham visitado nossa fábrica. Estamos bastante contentes com a animação das pessoas”, disse a vendedora Lilian de Souza.
A indústria Ximango, de erva mate, também está presente na feira. Mas o visitante não leva para casa somente cuias e acessórios da cultura, pode também conhecer como é preparada a erva mate desde a moagem até a embalagem do produto. “A indústria só produz a erva mate, porém em eventos trazemos esse equipamento de demonstração. Oferecemos degustação, além de cuias personalizadas para que o turista possa levar uma lembrança da nossa terra”, disse a sócia-proprietária Andréia Machado.

Ponto de encontro
A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e os engenheiros florestais têm ponto de encontro na ExpoSoea. Em seus estandes, os profissionais de todo o país podem se encontrar para discutir assuntos da área e comentar sobre os temas das palestras. Vale a pena conferir!
Equipes de Comunicação dos Creas