AEA Sinos divulga vencedores da Exposição São Leopoldo em Fotos

O evento reuniu representantes de diretorias das entidades, autoridades municipais e os fotógrafos amadores. Créditos: Pedro H. Tesch

À primeira vista uma exposição fotográfica, mas ao analisar o conjunto das obras, a percepção logo muda. A mostra “São Leopoldo em Fotos”, que reuniu 14 imagens, foi carregada de elementos que evidenciam que o moderno e o antigo podem dialogar e conviver juntos, promovendo o desenvolvimento.

Esta foi a proposta do concurso realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos (AEA Sinos) e o Serviço Social do Comércio de São Leopoldo (SESC), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

Depois de ficar um mês, de 12 de abril a 12 de maio, sob os olhares do público na Galeria Liana Brandão, no Centro Cultural José Pedro Boéssio, a tão aguardada premiação ocorreu na quarta-feira (6) à noite, na sede da Associação.

O presidente da AEA Sinos, eng. Carlos Germano Weinmann, o vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindilojas de São Leopoldo, Walter Seewald, e a diretora do SESC São Leopoldo, Andrea Guedes

Reunindo representantes de diretorias das entidades, autoridades municipais e os fotógrafos amadores, a curadoria – formada pelo artista plástico Rogério Tosca e representantes do SESC e AEA Sinos – premiou duas fotografias. O 1º lugar ficou com “Ponto de Vista”, da arquiteta e urbanista Luiza Tonial da Silveira, que ganhou um curso de fotografia.

A arquiteta Luiza Tonial da Silveira ganhou o primeiro lugar e recebeu o prêmio das mãos do diretor financeiro do CREA-RS, o engenheiro civil José Luiz Garcias

O 2º lugar foi para “História, Reflexo e Conhecimento”, do jornalista Vladimir Vieira da Paz que recebeu o voucher para passar um final de semana, com acompanhante, em um dos três hotéis do SESC no RS.

Vladimir Vieira da Paz e o 1º Tesoureiro da AEA Sinos, o engenheiro civil Ari Borges dos Santos

Todos os integrantes do concurso receberam diplomas de participação e um mimo.

ÊXITO - Para o presidente da AEA Sinos, o engenheiro civil Carlos Germano Weinmann, o objetivo desse projeto da AEA foi cumprido com êxito. “Desde a formação da instituição, hoje com 44 anos, foi estabelecida a integração com a comunidade como uma das metas. Participamos ativamente de conselhos municipais e este evento reforça nossos objetivos”, afirmou Weinmann.

Já o diretor financeiro do CREA-RS, o engenheiro civil José Luiz Garcias, que representou a presidente do Conselho, eng. amb. Nanci Walter, observou a importância da preservação do patrimônio como ponte de atração turística, porém frisou que é fundamental a criação de incentivos e parcerias para a manutenção e reestruturação do patrimônio cultural e histórico.

Ao lado do vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindilojas de São Leopoldo, Walter Seewald, a diretora do SESC São Leopoldo, Andrea Guedes, destacou o apoio do SESC em prol da cultura.  “A parceria com a AEA Sinos começou a ser construída no ano passado, pois entendemos a relevância de mostrar nossa cidade, que precisa de novos olhares. E todos conseguiram fazer um trabalho belíssimo, através de suas lentes”, disse, acrescentando que já estão em estudos outras ações com a Associação.

NOVA UNIDADE OPERACIONAL - Andrea também foi arauta de boas novas, ao citar que, em breve, o SESC terá uma nova unidade operacional em São Leopoldo. “A obra, de quase 6 mil metros quadrados, contará com teatro, salas multiuso, pilates, clínica odontológica e muitos espaços de convivência”, frisou a diretora.

Segundo ela, a inauguração está prevista para o segundo semestre do ano que vem. O evento contou também com o diretor de Cultura do Município, Jari da Rocha, representando o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison. Da Rocha homenageou a todos com o poema Amar, de Carlos Drummond de Andrade.

Também esteve na solenidade o 1º Tesoureiro da AEA Sinos, o engenheiro civil Ari Borges dos Santos.

Todos os integrantes do concurso receberam diplomas de participação

OS VENCEDORES

1º Lugar - Título: “PONTO DE VISTA”
A fotografia de Luiza Tonial da Silveira, que é arquiteta e urbanista, foi feita durante uma feira de alimentação saudável, na Praça Tiradentes. “Havia chovido muito naquele dia e depois abriu o sol. Então decidi fazer uma nova abordagem do prédio da Secretaria de Educação com a praça, a partir do reflexo na água da chuva”, comentou ela, que é apaixonada por arte e gosta de fazer registros do cotidiano, com detalhes que ficam em segundo plano na correria do dia a dia.

2º Lugar - Título: “HISTÓRIA, REFLEXO E CONHECIMENTO”
Atuando na Prefeitura de São Leopoldo, o jornalista Vladimir Vieira da Paz convive diariamente com a paisagem do prédio acadêmico, ainda conhecido como sede da Unisinos. “São Leopoldo, com toda a sua riqueza histórica e cultural, é uma fonte constante de inspiração para meus registros fotográficos. E a antiga sede da Unisinos refletida no espelho d´água do largo do Centro Administrativo provocou essa reflexão e da simbologia história/conhecimento”, contou ele.

Fonte: Marcia Greiner / Comunicação AEA Sinos