Convênio de fiscalização em escolas é pauta de reunião entre CREA-RS e SOP

Foi discutido ainda um convênio de cooperação técnica para futuras ações de fiscalização entre CREA-RS e Estado. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta quarta-feira (14), o gerente da Fiscalização do CREA-RS, Eng. Plast. Sidnei Machado, e a chefe de Núcleo de Fiscalização Alessandra Borges reuniram-se com o diretor-geral adjunto da Secretária Estadual de Obras e Habitação do Estado do Rio Grande do Sul, Eng. Civ. Miguel Medina.

Na pauta, o alinhamento de uma ação de fiscalização do CREA-RS junto ao Estado em escolas e instituições de ensino básico, fundamental, médio e superior em todo o RS, no qual 254 escolas passarão por processos de obras e ou reformas ainda em 2023 em todo o Estado.

Foi discutido ainda um convênio de cooperação técnica para esta e futuras ações de fiscalização entre o Estado, visando a segurança de profissionais e alunos dentro das instituições escolares.

De caráter orientativo, o Conselho busca fiscalizar o exercício legal da profissão, bem como verificar a presença do profissional habilitado como responsável técnico para a realização de processos como planos de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI), ARTs, laudos de instalações elétricas, planos de manutenção operação e controle de sistemas de climatização, entre outros. “A intenção do nosso Conselho é orientar, garantir a segurança, a capacitação e qualidade do profissional que está atuando nestes locais, temos que garantir a segurança de quem frequenta essas escolas todos os dias”, explica o Eng. Plast. Sidnei Machado.

Ao fim do encontro, a diretora do Departamento de Prevenção e Segurança Contra Incêndios, a arquiteta Daniela Contiero, também participou e se colocou à disposição para agregar ainda mais esta parceria entre Estado e Conselho, visando à segurança de alunos, professores e funcionários de escolas gaúchas de privadas, municipais e estaduais.