Notícia

Dia das Mulheres na Engenharia será celebrado na Câmara dos Deputados


Créditos: Arquivo CREA-RS

Em apoio à defesa e valorização das profissões, o Sistema Confea/Crea e Mútua marcará presença ativa nas comemorações do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A solenidade será na quinta-feira (22/6), às 09h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, e integrantes do Programa Mulher do Conselho gaúcho estarão presentes.

Para o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, é fundamental fortalecer o espaço que as engenheiras têm conquistado na profissão, que historicamente foi dominada por homens. “O Conselho motiva a atuação feminina e impulsiona a representatividade nos cargos de liderança com a presença mais equilibrada das mulheres nas profissões registradas no Sistema”, afirma. Essa meta norteia o Programa Mulher, lançado pelo presidente em 2019. “A iniciativa foi implementada em sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, que incentiva a igualdade de gênero”, explica Krüger, lembrando ainda que o programa está em consonância com os propósitos da Women’s Engineering Society, associação que defende internacionalmente a causa feminina e todos os anos celebra o dia 23 de junho (data comemorativa oficial).

O Programa Mulher vem ganhando força e expressividade em todo o Brasil. Entre os resultados alcançados, estão a implantação do projeto nos 27 Creas, o mapeamento da participação feminina no Sistema e o auxílio à realização de fóruns de discussão. Desafios também foram lançados, como o incentivo do Confea para que os Regionais aumentem em, no mínimo, 10% das taxas de representação das mulheres como conselheiras, em comparação ao ano de 2018. “A missão é encorajar o protagonismo delas na construção de um Sistema cada vez mais justo, igualitário e democrático”, frisa Krüger.

Para ampliar a voz das profissionais da Engenharia na sociedade, a deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) apresentou requerimento para realização da solenidade no próximo dia 22, em Brasília (DF). “Atualmente, as mulheres estão sub-representadas em áreas em que o emprego está crescendo, como a Engenharia e as tecnologias da informação. Diante do exposto, faz-se necessário mostrar a sociedade exemplos exitosos de mulheres que atuam em cargos de liderança na Engenharia para quebrar os paradigmas da divisão do trabalho”, destaca o documento assinado por Marussa e corroborado pelos deputados Marangoni (União-SP), Raimundo Santos (PSD-PA), Helder Salomão (PT-ES) e Laura Carneiro (PSD-RJ).


Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Data: quinta-feira (22/6), às 09h

Local: Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF)

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: